Transportadora

Como a informação de entrega rápida e de qualidade reduz custos logísticos?

2 minutos de leitura
Como a informação de entrega rápida e de qualidade reduz custos logísticos?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 22 de janeiro de 2024

    O uso da tecnologia garante entregas mais eficientes e com preços mais acessíveis, diminuindo os custos logísticos das empresas. Conheça o TMS, uma ferramenta que está mudando o desempenho de muitas transportadoras e empresas.

    A logística representa para o mercado uma ferramenta poderosa que contribui para a prosperidade de muitas empresas. Sem um sistema de logística eficiente, muitos negócios se veem estagnadas e não conseguem ampliar suas relações de comércio, sejam elas internas ou externas.

    A ausência de um sistema eficiente de logística também pode gerar uma série de custos, impactando o produto final e consequentemente deixando-o em condições menos competitivas diante da concorrência.

    Com o objetivo de oferecer serviços com um excelente desempenho, algumas transportadoras estão utilizando a tecnologia em benefício de sua gestão. Um dos exemplos de instrumento que vem alterando o modo operacional de muitas transportadoras é o TMS (Transportation Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Transportes, um recurso tecnológico que coleta informações que vão desde a coleta da carga até a efetiva entrega do produto.

    Por meio desse sistema é possível visualizar e controlar todas as operações logísticas e os custos decorrentes de todo processo, isso tudo, de forma integrada. O sistema permite o cadastro de transportadoras, facilitando assim o cálculo dos fretes, além de emitir relatórios acerca do desempenho das transportadoras.

    Para quem busca economia e eficiência, o TMS é ideal na medida em que permite ao usuário verificar qual valor de frete seria mais vantajoso e qual a transportadora que pode ser considerada mais eficiente.

    A empresa que adere ao TMS possui uma vantagem competitiva no quesito preço/custos logísticos em detrimento às empresas que realizam esses cálculos manualmente. Além de valores mais preciso, o TMS fornece informações em menos tempo.

    Além da tecnologia, é preciso investir em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos para que a empresa consiga algumas vantagens competitivas no mercado. A instalação de estantes drive in, aumentando o espaço de circulação da carga e evitando o carregamento pelos colaboradores; o etiquetamento dos produtos evitando confusão na hora dos transporte e a organização das entregas são alguns dos exemplos de infraestrutura que podem ser adaptados com o objetivo de aprimorar a cadeia logística.

    Uma empresa que gerencia sua cadeia de suprimentos de forma correta e investe em infraestrutura, equipamentos e capital humano têm todo potencial para transformar este importante departamento agregando vantagem competitiva. É através de sua logística bem elaborada que uma empresa pode reduzir seus custos e aumentar seus lucros.