Gestão de Transporte

Aplicativos online para transportadoras estão revolucionando o mercado

4 minutos de leitura
Aplicativos online para transportadoras estão revolucionando o mercado
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

No cenário econômico atual, onde empresas de transporte estão inseridas em um mercado altamente competitivo e com mudanças céleres, adotar soluções que reduzam custos e melhorem o nível de serviços torna-se essencial para na busca por excelência nos processos logísticos.

E à medida que o ambiente empresarial cresce, a tecnologia atravessa constantes mutações, mas sempre em busca de mecanismos que sejam ágeis e flexíveis, e que permitam estabelecer objetivos, avaliar resultados e examinar de maneira detalhada e concreta se as metas foram alcançadas.

Após mudarem a forma como solicitamos táxis nas grandes metrópoles, os aplicativos móveis começam a ganhar relevância no setor logístico. Como objetivo, eles pretendem influenciar no modelo de estratégia e organização à medida que enriquecem os processos da transportadora.

Essas inovações, além de eliminar investimentos dispendiosos, oferecem diferencial competitivo e disponibilizam serviços mais seguros, integrados e continuados através da cloud computing e da modalidade de serviço SaaS (Software as a Service). A seguir, conheça as vantagens dos aplicativos que estão revolucionando o mercado.

    Cloud e SaaS nos processos logísticos

    No mercado imprevisível e competitivo da atualidade, as transportadoras ou crescem e se destacam ou vão à falência. E para que o negócio prospere, o gestor deve olhar detidamente e de forma integrada para a cadeia de suprimentos, de maneira que a adoção da tecnologia seja essencial para o sucesso do sistema logístico.

    O uso de aplicativos não apenas informatiza e simplifica rotinas e processos, mas também colabora para a otimização de estratégias da empresa, permitindo que se acompanhe, na mesma velocidade, as mudanças impostas pelo mercado.

    Considerada por alguns especialistas como a “nova fronteira da era digital”, a cloud computing, também conhecida como nuvem, é uma das ferramentas que mais geram oportunidades de crescimento para pequenas, médias e grandes transportadoras.

    Ela garante a excelência operacional, ajudando a empresa a ampliar seus resultados com sustentabilidade e menor custo. Atualmente, essa tecnologia é a que faz melhor uso de recursos, além de otimizar a disponibilidade de dados e aplicações e eliminar os limites definidos de rede, servidores e armazenamento.

    Com a chegada da nuvem no mercado, surgiu também uma nova modalidade de serviço: o SaaS (Software as a Service). Neste modelo de software, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura do sistema, incluindo a realização de manutenções e backups, e o cliente utiliza o serviço de maneira simples e eficaz.

    Com isso, será possível reduzir os custos com colaboradores, otimizar recursos financeiros, identificar melhores padrões, prever falhas e centralizar todas as operações e processos, fazendo com que a empresa concentre-se em atividades mais importantes.

    Com os aplicativos, as transportadoras contarão com uma ferramenta de gestão que centralizará os processos de todos os operadores logísticos, incluindo fornecedores, clientes, distribuidores e seguradoras. Sua implantação também contribuirá para a redução do impacto ambiental, visto que eles minimizam os custos com energia elétrica consumida pelos equipamentos e climatização dos data centers.

    Isso permitirá o ganho de vantagens competitivas, otimização de atividades, redução barreiras de comunicação e agregação de mais valor e qualidade aos serviços prestados.

    Escalabilidade e o crescimento do negócio

    Na maioria das transportadoras não há o alinhamento do uso de aplicativos com as estratégias e objetivos do negócio. Os gestores simplesmente os adotam, não identificando sua real necessidade.

    Antes de investir em um sistema de gestão, deve ser instaurada uma cultura de gerenciamento de riscos, levando em conta principalmente o faturamento. Com a nuvem, a maioria das soluções tornara-se escalável, ou seja, acompanha o crescimento da empresa.

    Se esta tiver uma demanda de cem entregas por mês, por exemplo, ela só pagará um determinado valor por essa quantia, não havendo excedentes. E caso esse número venha a crescer, o gestor pode alterar o plano rapidamente. Com a escalabilidade, a empresa só paga por aquilo que consome.

    Este modelo, também conhecido como pay-per-use, evita os gastos excessivos e consumo desnecessário de recursos. Para as transportadoras, essa flexibilidade é ainda mais benéfica, pois otimiza processos e auxilia na redução de custos.

    Não há dúvida de que os aplicativos ocupam um lugar de destaque em qualquer transportadora, sendo tão indispensável quanto a energia elétrica.

    Sua implantação, além de automatizar processos produtivos, administrativos e logísticos, reduz custos e melhora o nível de serviços. No entanto, devemos lembrar que a responsabilidade do uso efetivo dessa tecnologia deve ser de competência organizacional.

    Geri-la requer ação constante, face aos rápidos avanços tecnológicos. Por isso, é preciso priorizar e adotar os aplicativos mais modernos do mercado, pois têm evolução mais rápida e eficiente.

    E você, já adotou um aplicativo para gerir os processos de sua transportadora? Quais benefícios ele gerou? Conte para a gente!