Blog hivecloud

Buscando transportadora? Veja como escolher um serviço de frete!

Buscando transportadora? Veja como escolher um serviço de frete!

(atualizado em 21 de julho de 2020, às 3:50 pm)

Índice

A internet tem sido uma ferramenta poderosa para a compra de produtos online e ganhou mais força após a pandemia do Covid-19. No setor de transporte de cargas, isso não foi diferente. Hoje em dia, é muito mais fácil contratar uma transportadora pela internet: basta ter os dados da sua carga para escolher o melhor serviço de frete sem muita demora.

Pensando nessa facilidade, vamos mostrar neste artigo como você pode encontrar online uma transportadora.

Um passo a passo simples, que economiza seu tempo e traz muito mais oportunidades de negócio.

1. Dados da carga

O primeiro passo para contratar uma transportadora pela internet é levantar todos os dados que envolvem a sua mercadoria. Você vai precisar de todos eles para informar no site de pesquisa. Assim, aparecerão apenas as transportadoras que atenderão às necessidades da sua carga. Logo, tenha próximo a você as seguintes informações:

  • Altura; 
  • Largura;
  • Comprimento;
  • Volume;
  • Peso; e
  • Valor em R$ da sua mercadoria.

Além desses dados, é importante você saber a capacidade técnica do veículo que a sua carga exige. A sua mercadoria é carga geral? De grãos? Produtos congelados? Ou líquidos?

Se a sua carga se encaixa no modelo de produtos perigosos, por exemplo, é importante que durante o contato com a transportadora, você verifique se a empresa atende às normas da ANTT para essa categoria.

2. Dados do local de embarque e desembarque

Outro ponto bastante importante que você deve ter em mente antes mesmo de procurar uma transportadora online são os locais de embarque e desembarque da sua mercadoria. 

Pois, não adianta você inserir todos os dados que mencionamos no ponto anterior e aparecer para você algumas empresas que não atendem na região que você deseja.

Quando você já insere na pesquisa o local de coleta e de entrega, mais uma vez você tem um resultado de busca assertivo.

3. Modal da transportadora

A modalidade de transporte da sua mercadoria está ligada aos locais de embarque e desembarque. Por isso, também é importante que você defina o modal que mais atende às localizações que envolvem sua carga.

Entenda que, levantar todas as informações citadas nesses três primeiros pontos faz toda a diferença na hora de pesquisar pela transportadora. Quanto mais específico você for em sua busca, mais ágil e simples essa tarefa será.

4. Pesquisando transportadora online

Bom, agora que você já levantou todas as informações necessárias da sua mercadoria, é hora de pesquisar a transportadora que vai realizar o serviço de frete para sua empresa. Isso pode ser feito no portal Fretelink.

Portal Fretelink para contratação de transportadora

O Fretelink é a plataforma que leva os embarcadores a conhecerem transportadoras de todo Brasil. São milhares de empresas de transporte cadastradas no site e disponíveis para realizar um serviço de frete.

Então, bastar acessar o site do Fretelink e inserir os dados correspondentes a sua mercadoria, como já falamos acima. Depois disso, é só clicar em “cotar frete agora” para aparecer no resultado de pesquisa a lista de transportadoras.

Resultado da pesquisa pro transportadoras no Fretelink
No resultado de pesquisas do Fretelink, o embarcador encontrará as transportadoras disponíveis para fechar frete online, de acordo com as suas necessidades.

Como é possível ver na imagem acima, rapidamente aparecem as transportadoras que atendem às necessidades da sua mercadoria, onde algumas delas já exibem o seu valor e o prazo para realização do frete.

Você também pode filtrar ainda mais os resultados da pesquisa no lado esquerdo, informando os valores mínimo e máximo de frete, o prazo de entrega e o modal de transporte desejado. Viu como a cotação de frete online pode ser fácil?

O melhor de tudo isso é a economia de tempo que você tem. Pois, ao invés de perder horas no telefone entrando em contato com diversas transportadoras e esperar que elas retornem com uma proposta por e-mail, no Fretelink você consegue contratar uma empresa em minutos.

Vamos mostrar a você como isso é possível no próximo passo.

5. Contratando a transportadora

Após analisar as opções no resultado de pesquisa, você pode clicar na transportadora escolhida para acessar a sua página. Nela, você encontra todos os dados necessários da empresa para fazer contato, como telefone, e-mail, site, WhatsApp e redes sociais.

Nessa página, você também encontra uma área de simulação de frete exclusiva com a transportadora e um campo para rastrear sua mercadoria que estará sendo transportada.

Página da transportadora no Fretelink

Logo, tudo o que você precisa é entrar em contato com a transportadora, tirar as dúvidas que restam e, por fim, fazer a contratação do serviço de frete.

Infográfico custos do transporte de carga

6. Acompanhando a mercadoria

Como falamos acima, todas as transportadoras assinantes do Fretelink oferecem o rastreamento online da entrega. Isso funciona desde o momento que você contrata o serviço de uma determinada empresa cadastrada no portal. 

Feito isso, você recebe um código de monitoramento, o qual você pode inserir na página da empresa no Fretelink para saber o status da mercadoria. O acesso pode ser tanto pelo computador quanto pelo celular. Veja o exemplo abaixo.

Rastreio de mercadoria pelo Fretelink
Acessando o Fretelink pelo computador ou pelo celular, é possível monitorar a mercadoria na página da transportadora.

7. Gerenciando transportadoras contratadas

Gerenciar as transportadoras contratadas para fazer a entrega das suas mercadorias é um desafio. Aliás, é necessário ter cuidados que vão desde a pesquisa de um serviço de frete até a entrega da carga ao seu destino.

Para isso, é importante ter à disposição da sua empresa uma ferramenta para controle de fretes terceirizados. Isto é, um sistema capaz de aumentar o nível de serviço, trazer mais agilidade à rotina de trabalho, diminuir os custos e proporcionar mais economia para sua empresa.

Todos esses benefícios você encontra no Hivecloud 3PL, a plataforma que proporciona uma gestão completa de todos os seus fretes em um só lugar.

Quem tem o Hivecloud 3PL conta com diversas vantagens que otimizam o dia a dia e aumentam o desempenho da empresa:

  • Monitoramento de todas as cargas em tempo real;
  • Gerenciamento completo das transportadoras contratadas;
  • Auditoria de fretes para diminuir cobranças indevidas;
  • Cotação de novos fretes dentro da plataforma;
  • Sistema para pagamento de serviços;
  • Indicadores de desempenho da operação através de relatório;
  • Treinamento completo para equipe;
  • Suporte 24 horas ativo.

Quer aumentar a lucratividade da sua empresa? Cadastre-se agora para conhecer o Hivecloud 3PL e seja atendido por um dos nossos consultores!

Gerenciamento de transportadora Hivecloud 3PL

Conteúdo relacionado