É certo que uma transportadora possui muitos processos que envolvem custos, e fazer um bom planejamento pode ajudar a reduzi-los. Saber calcular rotas é imprescindível, realizar este procedimento pode reduzir custos significativos para a operação, ainda mais após o aumento excessivo do combustível, por exemplo.
Continue neste post para aprender o que é cálculo de rota, como fazer e quais os benefícios ao fazê-lo. Boa leitura!
O que é cálculo de rota?
Através do cálculo de rota é possível prever quantos quilômetros serão percorridos e o tempo de viagem dos veículos de cada frota. Além disso, ele permite saber os custos previstos, pedágios, possíveis atrasos e ainda faz com que a equipe tenha mais segurança no trajeto.
Qual a importância de fazer cálculo de rota?
É importante realizar um bom planejamento, pois assim, também aumenta a produtividade e há otimização dos processos da empresa, uma vez que, haverá controle dos recursos financeiros. Mas além disso, também existem outros benefícios envolvidos, confira a seguir.
Redução de custo
O benefício principal do cálculo de rota é a redução de custos, sem dúvidas. Ao realizar este planejamento, a empresa consegue prever quais serão os custos com combustível, pedágios e paradas, para que assim, seja possível traçar alternativas mais econômicas e que façam sentido para a transportadora.
Por exemplo, encontrar rotas mais curtas e com melhores lugares para abastecer o transporte, é bem provável que haja uma redução nos custos, assim como uma entrega mais eficiente.
Segurança para a carga
O cálculo de rota também é importante e necessário para a segurança da carga, considerando que algumas rotas podem ser perigosas e oferecerem riscos à integridade da mercadoria. Por exemplo, o caminhão pode sofrer um tombamento e prejudicar a qualidade da carga, ou até mesmo ter a mercadoria saqueada pelos transeuntes no local.
Segurança para o motorista
A segurança do motorista também é um ponto a ser considerado no cálculo da rota, já que, através de um bom planejamento, é possível desviar de rotas perigosas ou até mesmo trajetos isolados que possam oferecer riscos ao motorista do veículo, sejam assaltos ou acidentes.
Dicas para realizar o cálculo de rota
Antes do caminhão sair
Um cálculo antecipado sobre tudo o que será necessário para o trajeto é fundamental. Dessa forma, possíveis prejuízos ou atrasos são evitados. Esse planejamento permite que a empresa entenda se o cálculo de rota compensará os custos que a empresa está tendo. Além de que, o condutor ao sair da transportadora, estará ciente do que deverá ser feito, como, quais serão os pontos para abastecimento e também receberá dinheiro para alimentação e pedágios.
Ao caminhão voltar
Quando o veículo retorna à transportadora, é ideal que seja feita uma análise do resultado do planejamento de rota que foi feito. Nesse momento, é possível analisar o que deu certo e o que precisa ser melhorado, em prol de um resultado ainda melhor.
Por exemplo, se os custos do trajeto permaneceram dentro do orçamento previsto, o planejamento foi acertado. Mas se esses custos saíram da realidade, faz-se necessário uma revisão do cálculo.
Algumas variações de custos não previstos podem acontecer, como, acidentes no percurso ou falha em algum componente do veículo, por isso, é importante sempre estar com a manutenção em dias.
Ferramentas gratuitas para calcular rota de viagem
Para facilitar o cálculo de rota da viagem, existem algumas ferramentas gratuitas e de fácil manuseio. Algumas delas são o Google Maps e Waze. Confira abaixo:
Google Maps
Com o Google Maps é viável traçar diversas rotas e optar pela mais adequada para a sua entrega. Também é possível verificar em tempo real quais são as rotas que mais têm congestionamentos na cidade. Esse aplicativo só funciona se estiver conectado à internet.
Waze
O Waze tem uma vantagem maior se comparado com o Google Maps, já que permite calcular rotas e pedágios. Dessa forma, o processo se torna mais prático, uma vez que você saberá o quanto terá que gastar no percurso inteiro. Vale salientar que esse aplicativo também só funciona com acesso à internet.
➡ Confira 2 ferramentas gratuitas para calcular pedágio de frete
Por fim, compreendemos que o cálculo de rota é indispensável numa transportadora, uma vez que é possível prever todos os custos que o trajeto poderá ter. Para que sua operação tenha cada vez mais bons resultados, conheça o nosso infográfico sobre como fazer uma gestão de frota eficiente e reduzir os custos.
7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente
Entenda todos os elementos que influenciam não apenas no desempenho geral de seus veículos, mas também aprenda como eles podem ajudar a reduzir os gastos totais em suas operações!