Transportadora

Caminhões elétricos: saiba tudo sobre eles!

5 minutos de leitura
Caminhões elétricos: saiba tudo sobre eles!
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

Os caminhões elétricos começaram a chegar no Brasil e já existem alguns modelos que se tornaram preferência nacional. Na Europa, o movimento para utilizá-los continua ganhando força, o que também deve acontecer em solo brasileiro – inclusive, mais rápido do que você imagina. 

Por esse motivo, trouxemos as principais informações que você deve conhecer a respeito desta novidade, entre elas: 

  • Como funciona o caminhão elétrico?
  • Quais os mais vendidos no Brasil?
  • Vantagens e desvantagens 
  • Como os caminhões elétricos se comparam aos tradicionais?
  • Quais empresas já estão utilizando o modelo elétrico no Brasil?

Para saber a resposta dessa lista, continue lendo o nosso artigo até o final!

    Como funciona o Caminhão Elétrico?

    Com os altos índices de gases poluentes sendo emitidos ao redor do mundo, as regras para controle do problema estão cada vez mais rígidas e, nesse sentido, a fabricação dos caminhões elétricos faz parte de um movimento que busca encontrar soluções sustentáveis para combater o nível do CO2. 

    Nesse sentido, o motor dos caminhões deixa de ser a combustão e passa a ser movido por energia elétrica, gerando a força de tração necessária para fazer o transporte de cargas. Por causa dessa mudança na estrutura, no lugar do tanque onde se coloca combustível existe uma bateria com potência similar aos caminhões tradicionais, mas muito mais silenciosa.

    Isto porque trocar o motor a diesel pelo elétrico faz deixar de existir o escapamento de fumaça e, com isso, o barulho ao qual estamos acostumados diminui consideravelmente. Muito interessante, não é mesmo? 

    Quais os modelos mais vendidos no Brasil? 

    Algumas montadoras já estão de olho no crescimento do mercado de caminhões elétricos e oferecem opções para os clientes que desejam investir no segmento em território nacional.

    A Volkswagen Caminhões (VWCO), por exemplo, é a primeira fabricante dos elétricos no Brasil e tem dois modelos disponíveis no mercado, são eles:

    • e-Delivery, versão 4×2, com 11 toneladas;
    • e-Delivery, versão 6×2, com 14 toneladas.

    Não para por aí. A FNM-Agrale lançou o FNM elétrico, assim como a chinesa JAC Motors, responsável pela fabricação do iEV1200T na versão 4×2, ambos com autonomia de 200 km. Além disso, também tem a BYD, que investe na produção de caminhões e ônibus elétricos.

    Este é só o começo, pois a expectativa é que o uso dos caminhões elétricos por aqui siga o mesmo caminho do que está ocorrendo na Europa e, com isso, mais empresas vão entrar no mercado.

    Vale também ressaltar que a fabricação desses caminhões leva em consideração o tipo de estrada onde eles irão atuar. Por esse motivo, a VWCO investe em suspensão pneumática, mais robusta, para proteger a bateria de eventuais danos.

    Vantagens e desvantagens

    Para algumas pessoas, uma desvantagem relacionada aos caminhões elétricos está ligada ao custo de compra, uma vez que ele chega a ser 3 vezes mais alto do que o preço médio do caminhão tradicional.

    No entanto, existe uma série de vantagens que estão relacionadas a aquisição dos transportes movidos a energia elétrica, entre eles:

    É uma solução sustentável

    Os motores elétricos possuem baixo impacto social e são ecologicamente mais corretos do que os tradicionais. 

    Tem possibilidade de integração com outras tecnologias

    A possibilidade de integrar outras tecnologias aos caminhões elétricos é ainda mais variada, com motores, direções e computadores de bordo, além dos rastreadores que já são obrigatórios no transporte de cargas.

    O motor elétrico é tão potente quanto os motores a diesel e possuem alta eficiência

    Não há motivos para oferecer resistência ao caminhão elétrico por causa da potência do motor. Isto porque ela consegue ter o mesmo desempenho que um tradicional. Como dissemos, alguns modelos até mesmo possuem autonomia de 200 km.

    Outro ponto que deve ser destacado é que algumas empresas estão investindo em testes para tornar esses motores ainda mais potentes, ficando acima de 100 cavalos de força. 

    Custo operacional econômico

    Embora o valor de compra seja mais alto, especialistas do setor de transporte apontam que o custo operacional é 65% menor, pois o preço do quilowatts por quilômetro rodado é mais econômico do que o do diesel. 

    Como os caminhões elétricos se comparam aos tradicionais?

    A principal diferença entre os caminhões elétricos e os tradicionais é o tipo de motor utilizado em cada um deles, sendo o primeiro movido por energia elétrica e o segundo por combustível.

    Essa troca faz diferença em diversos outros aspectos estruturais do veículo, como o peso que ele terá e o barulho que produz. Sendo assim, é recomendado que você conheça bem os sistemas de cada uma das opções para saber como realizar as manutenções corretamente e como operá-los. 

    Do ponto de vista de potência, que é uma característica muito importante para a aquisição de qualquer transporte, os caminhões elétricos não ficam para trás e conseguem ter desempenho similar aos comuns. Logo, você não precisa se preocupar com esse ponto.

    Quais empresas já estão utilizando o modelo elétrico no Brasil? 

    Se você está se questionando se vale a pena atualizar a sua frota, então saiba que existem empresas brasileiras investindo alto na compra de caminhões elétricos e a cervejaria Ambev é uma delas.

    Mais de 1.200 unidades dos caminhões elétricos VWCO foram vendidas para a Ambev, além de outras 1.000 negociadas com a FNM-Agrale. PepsiCo, DHL e ManLog são outras gigantes que entraram no setor. 

    Este artigo te ajudou? Podemos fazer ainda mais por você! Conheça nossa ssoluções e veja como aumentar o desempenho logístico do seu negócio com os nossos sistemas para transportadora.