Cada vez mais as empresas têm procurado o Certificado Digital como solução, considerando sua praticidade e segurança. Este Certificado Digital funciona como uma identidade, para pessoas e empresas, no digital, garantindo validade jurídica para tudo o que é feito por meio dele.
Sempre que o Certificado Digital é usado, uma assinatura digital é gerada, servindo para autenticar e assinar documentos. Para usá-lo de maneira correta, é imprescindível conhecer os tipos de Certificados Digitais existentes e compreender qual é o mais apropriado para a realidade do seu negócio, uma vez que ele pode ser utilizado em mais de duas mil aplicações diferentes, onde algumas delas vão exigir o Certificado Digital A1, e outras, o Certificado Digital A3.
Se você deseja conhecer mais sobre esses dois posts, continue a ler este post para entender sobre:
- O que é um certificado digital A3 e para que serve;
- Como funciona esse certificado digital A3;
- Como obter o certificado digital A3;
- Diferença entre certificado Digital A1 e A3;
- Tenha rapidez na assinatura de documentos fiscais com o certificado A1.
O que é um certificado digital A3 e para que serve?
O Certificado Digital A3 é diferente do A1, pois contém um dispositivo que pode ser um cartão ou um token, como mídia de armazenamento, sendo assim, é possível utilizá-lo em qualquer computador e em variadas atividades tributárias que exigem a assinatura da empresa.
Esse Certificado garante uma maior eficiência e até mesmo mobilidade para que a empresa consiga comprovar sua identidade em informações contábeis, além de possuir validade de um a cinco anos, dependendo de qual seja o local de armazenamento.
O Certificado Digital A3 serve para algumas atividades como:
- assinar documentos digitalmente;
- aceitar ou rejeitar uma proposta, tarefa ou outro fluxo de aprovação;
- identificar-se para acessar um sistema, como E-Social e E-CAC;
- registrar um protocolo ou ciência sobre a leitura de uma notificação, ofício ou outro documento.
Como funciona esse certificado digital A3?
O Certificado Digital A3 é ativado sempre que a empresa deseja realizar alguma atividade que necessite de uma assinatura eletrônica, como finalizar login ou validar determinadas informações.
Todo certificado digital deve possuir duas chaves, uma pública e uma privada, ou seja, um nome e uma numeração exclusiva e segura do usuário. Essa chave privada possui um sistema criptografado, de maneira que só terá acesso aos dados caso o receptor tenha a chave certa para decodificar.
Quando existe a necessidade de ativar o certificado, essas duas chaves são combinadas e a chave pública faz a leitura dos dados que existem na chave privada. A partir disso, a assinatura eletrônica é liberada para uso.
Como obter o certificado digital A3?
Para obter o certificado digital e-CNPJ, a transportadora precisa escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada através da lista fornecida pela Receita Federal, ou acessar diretamente a página de alguma pela internet e fazer a solicitação da certificação.
Mas, antes disso, é importante decidir qual será o melhor armazenamento para a empresa, A1 ou A3. Por isso, vale a pena analisar qual satisfaz melhor as necessidades, já que um dos certificados é fixo e só pode ser utilizado em um local específico, enquanto o outro pode ser transportado para onde seja necessária a utilização.
A diferença entre os prazos de validade também é importante, pois a falta de renovação ou atualização do certificado no prazo correto vai impedir a emissão de documentos fiscais eletrônicos, causando rejeições e, até mesmo, multas.
Diferença entre certificado Digital A1 e A3
Podemos diferenciar os certificados A1 e A3, em relação ao suporte físico móvel. No A1, as chaves são instaladas em um computador, e não terão a mobilidade do certificado A3, que usa o cartão ou token-USB.
O certificado A1 é indicado para quem precisa praticar as ações internamente. Vários computadores podem ter os certificados instalados, funcionando como estações fixas de trabalho e usando as chaves para executar as tarefas.
Enquanto com o A3 é possível carregar consigo, para qualquer lugar. Com ele, é factível validar informações por meio da sua assinatura digital em qualquer computador, desde que tenha o software instalado no hardware protegido pela empresa.
Ambos os certificados têm o mesmo nível de segurança nas informações, a diferença primordial é baseada na praticidade que cada empresa deseja.
Tenha rapidez na assinatura de documentos fiscais com o certificado A1!
Agora que você sabe o que é o Certificado Digital A3 e quais são as principais diferenças quando comparado com o Certificado Digital A1, podemos concluir que o Certificado A1 é o mais indicado para empresas que desejam ter mais facilidade, além de apresentar menor custo, eliminando a necessidade de inserir tokens USB ou cartões com chip no computador.
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com os amigos! Até a próxima!
Certificado Digital A1 em 12x sem juros
Adquira agora seu certificado digital A1 e-CNPJ para emitir CTe e MDFe de qualquer lugar!
