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Evite cobranças indevidas de frete: dicas para não cometer erros

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Evite cobranças indevidas de frete: dicas para não cometer erros
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 23 de dezembro de 2024

A precificação de fretes é um dos maiores desafios no setor de transportes. Calcular os custos envolvidos e garantir uma margem de lucro adequada pode ser mais complexo do que parece.

Quando mal administrada, essa tarefa pode levar a cobranças indevidas, afetando tanto a relação com os clientes quanto a saúde financeira da transportadora.

Se você está começando e quer evitar esses erros enquanto conquista a satisfação dos seus clientes, este conteúdo é para você. Continue lendo e aprenda a precificar corretamente e se destacar no mercado!

    10 dicas práticas de como evitar cobranças indevidas de frete

    1. Conheça e mapeie todos os custos envolvidos

    Antes de tudo, você deve ter clareza sobre todos os custos relacionados às suas operações. Como aluguel, salários, combustível, pedágios e manutenção de veículos. Essas informações permitirão que você calcule o custo por quilômetro rodado e garanta uma boa precificação dos serviço.

    2. Invista em sistemas de emissores ou de gestão de transportes (TMS)

    O uso de um sistema de emissão de de CTe e MDFe ou de gestão de transportes (TMS) pode facilitar bastante a forma como você administra as operações da sua transportadora.

    Afinal, esses softwares permitem emitir documentos para regularizar o frete. E, no caso dos sistemas de gestão, ainda registrar dados, calcular fretes automaticamente e acompanhar os custos com precisão.

    Assim, com a automação, você reduz a probabilidade de erros humanos nos cálculos, trazendo mais segurança e eficiência para a precificação.

    3. Defina uma política de frete clara

    Uma política de frete bem definida ajuda a evitar mal-entendidos com os clientes. Para isso, documente todas as possíveis cobranças extras, como entregas em áreas de risco, zonas rurais ou horários especiais, e inclua essas informações nos contratos.

    4. Revise contratos e acordos

    Antes de fechar qualquer entrega, confira se todos os valores estão detalhados e alinhados com o cliente.

    Essa revisão cuidadosa dos contratos e acordos pode prevenir erros e garantir que as cobranças estejam de acordo com os serviços realmente contratados.

    5. Capacite sua equipe

    Sua equipe também precisa entender como funciona o processo de precificação para evitar erros no registro ou cálculo de valores. Para isso, garanta que todos estejam preparados para lidar com as etapas que envolvem a cobrança de fretes.

    6. Utilize ferramentas de geolocalização

    Ferramentas de geolocalização, como GPS, ajudam a calcular as distâncias reais percorridas durante as entregas.

    Esse recurso traz mais precisão ao cálculo dos custos de transporte e garante que a cobrança seja justa e alinhada aos serviços prestados.

    7. Monitore índices de reentrega e devoluções

    Identifique os principais motivos que levam a essas situações e implemente soluções para reduzi-las. Quando inevitáveis, veja se as taxas relacionadas estão bem especificadas e comunicadas ao cliente com antecedência.

    8. Audite as cobranças periodicamente

    Crie o hábito de revisar as cobranças emitidas pela sua transportadora. Auditar os valores permite identificar possíveis erros entre o serviço prestado e o que foi cobrado.

    9. Mantenha uma comunicação transparente com os clientes

    Explique detalhadamente a composição do valor do frete, incluindo todas as taxas aplicáveis, e esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas.

    10. Realize simulações antes de fechar o preço

    Considere variações nos preços de combustível, pedágios ou mudanças na rota, e ajuste os valores conforme necessário.

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