Atualmente, as ferramentas tecnológicas de gestão logística vêm oferecendo ganho de tempo e produtividade às empresas transportadoras de cargas.
Dessa forma, elas tornam-se aliadas estratégicas para a otimização da operação de transporte e armazenamento, entre outras funções da atividade.
Pensando nisso, listamos aqui os principais softwares de gestão logística que possuem excelentes resultados para seu gerenciamento de transporte.
Confira!
Softwares emissores de CTe e MDFe
Esses tipos de sistemas são ideais para micro transportadores e empresas que precisam transportar carga própria e ficar em dia com a regularização.
Afinal, com eles, além de ser possível realizar a emissão desses documentos fundamentais, é possível mantê-los armazenamos por 5 anos, conforme pede a legislação atual do Brasil. Assim, o transportador tem como comprovar o serviço prestado e o carga própria como validar os itens transportados.
Sistema de Gestão de Transporte – TMS
Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é como é chamado um dos principais softwares de gestão logística do país. No geral, um bom TMS ajuda a transportadora a fazer o gerenciamento completo dos seus fretes.
Isso acontece porque esse sistema é capaz de apresentar uma visão completa com o status de cada mercadoria dos seus clientes, além de oferecer o monitoramento de cada frete.
Outro ponto importante é que com ele é possível emitir documentos fiscais importantes como a NFe, gerenciar a frota de veículos e ainda exportar relatórios de desempenho.
Assim, com todos os dados centralizados no TMS fica muito mais fácil e seguro controlar as operações, uma vez que todas as informações ficam salvas na nuvem e você pode acessar a plataforma de qualquer lugar.
Sistema de Gestão de Armazéns – WMS
Um sistema de gerenciamento de armazém é um outro software importante envolvido na gestão logística. Do inglês Warehouse Management System, o WMS é um sistema que suporta as operações de rotina de um armazém.
Ele promove o gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. Dessa forma, pode ser uma aplicação só ou parte de um Enterprise Resource Planning (ERP), que é um sistema integrado de gestão empresarial.
Entre as funcionalidades do WMS, destacam-se as seguintes:
- Planejamento e alocação de recursos;
- Controle de portaria;
- Recebimento e inspeção de cargas;
- Definição de endereçamento dos produtos;
- Estocagem;
- Separação de pedidos (picking);
- Embalagem;
- Carregamento;
- Expedição;
- Emissão de documentos;
- Inventário;
- Definição e controle de rotas de coleta.
O valor gerado por uma solução de WMS pode ser resumido nos seguintes benefícios:
- Otimização das atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações);
- Redução de custos;
- Melhorias no nível de serviço e nos indicadores de desempenho;
- Fornecimento de dados para a tomada de decisão.
Sistema de monitoramento de entregas
Ferramentas de monitoramento de entregas auxiliam na excelência do serviço, melhorando a produtividade e a confiabilidade.
São aplicações com as quais os transportadores conseguem visualizar os embarques e entregas, assim como buscar informações por meio de códigos de barras em documentos fiscais.
Além disso, com ele é possível confirmar a entrega fotografando, produzindo áudio ou fazendo um check-in via GPS no local em que a carga é entregue. Assim, todos esses materiais também podem ser enviados aos gestores via SMS.
Logo, a própria transportadora consegue se comunicar, notificando o motorista durante a viagem, melhorando o controle da operação e facilitando a tomada de decisões.
Sistema de Roteirização
Também conhecidos como roteirizadores, os sistemas de roteirização são ferramentas que ajudam no planejamento da operação de transporte e distribuição de cargas.
Entre as suas principais funcionalidades, estão:
- Definição exata das rotas;
- Programação de veículos considerando o volume das entregas e as rotas percorridas;
- Determinação prévia do tamanho da frota;
- Definição da jornada dos motoristas.
Com o roteirizador, ainda, é possível planejar a sequência de locais onde as entregas devem ser feitas, considerando a localização geográfica e as condições de viagem. Dessa forma, é possível também planejar o carregamento da carga, prever consumo de combustível, entre outros benefícios.
Sistema de gestão de frotas
Toda a rotina de administração de frotas pode ser automatizada por meio de um sistema de gestão de frotas. Com ele, é possível controlar perícias técnicas, manutenções, controlar escalas de condutores, consumo de combustível, etc.
Um bom sistema de gestão de frotas dá mais qualidade e agilidade ao fluxo de informações que giram em torno da operação de veículos. Ele também ajuda na redução da quantidade de papéis necessários e dá mais poder de decisão aos gestores.
Assim, em poucos cliques é possível fazer escalas, retirar relatórios e otimizar a utilização da frota.
Evite multas fiscais!
Precisa emitir documentos fiscais de transporte, como o CTe e o MDFe e não sabe por onde começar? Entre em contato com a Hivecloud e conheça nossos softwares online, fáceis de usar e ideais para micro transportadoras e empresas que transportam carga própria.
Mais de 7 mil clientes já investem nas nossas soluções de transporte para fortalecer seus negócios. Comece você também a melhorar a sua gestão logística!
Preencha o formulário abaixo e teste grátis.
Faça sua primeira emissão de CTe grátis
Experimente agora o emissor de CTe mais rápido do mercado!