Gestão de TransporteTabela de Frete

Como a Cotação de Frete Automatizada Reduz Custos com Transporte Terceirizado

3 minutos de leitura
Como a Cotação de Frete Automatizada Reduz Custos com Transporte Terceirizado
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 18 de abril de 2023

Conseguir o melhor preço de entrega, no prazo mais curto e com a qualidade esperada torna a gestão de transportes de uma empresa muito mais competitiva.

Nesse cenário, a cotação de frete automatizada surge como uma importante alternativa para reduzir os custos com transportes e aumentar a eficiência das operações, conquistando assim, diferenciais competitivos para seu negócio. 

Aproveite este artigo e tire suas dúvidas sobre como funciona a cotação de frete automatizada!

    O que é a Cotação de Frete Automatizada

    A cotação de frete automatizada segue os mesmos princípios da cotação de frete que você já realiza, seja através de ligações telefônicas ou do envio de emails para as transportadoras.

    O processo consiste em levantar as informações sobre o serviço de transporte que sua empresa deseja realizar e orçar com diferentes transportadoras os valores para desempenhar a entrega. A diferença está no modo como você realiza este processo.

    Como funciona a Cotação Automatizada

    Com o avanço das tecnologias e da internet, se tornou possível realizar cotações automáticas através de páginas específicas na internet.

    A simplicidade de uso e a velocidade do processo de cotação automatizada vêm conquistando cada vez mais gestores da área logística que terceirizam seus transportes e que desejam mais agilidade e economia em seu processo de contratação de transportadoras.

    Mas estes não são os únicos benefícios do processo de cotação automatizado.

    Vantagens da cotação de frete automatizada

    A automação da cotação de frete ajuda a agilizar o fluxo de trabalho dos gestores que terceirizam seu transporte de carga, permitindo obter uma série de benefícios.

    1. Mais opções de transporte

    Com uma ferramenta de cotação de frete automatizada, você pode comparar diversas opções de transporte em tempo real. Com isso, é possível conseguir o melhor preço com as melhores condições para o frete.

    2. Agilidade nos processos

    Com a cotação automática, sua empresa encontra e seleciona o transporte ideal para sua carga em apenas alguns instantes. Algumas páginas permitem, inclusive, contratar a transportadora direto da página de cotação. Tudo isso confere maior agilidade ao processo de contratação e, consequentemente, de entrega.

    3. Maior Assertividade

    Os processos automatizados conferem maior assertividade à entrega, uma vez que organizam as informações no ambiente digital e permitem que tanto o embarcador quanto o transportador acessem às mesmas informações. Isso ajuda a evitar os erros de digitação e a dificuldade de compartilhar a informação.

    4. Qualquer empresa pode fazer

    A cotação de frete automatizada pode beneficiar empresas de variados portes e ramos de atuação que terceirizam seus transportes de cargas no Brasil.

    As pequenas empresas conquistam uma economia necessária para manterem suas operações. Já as grandes conseguem negociar as melhores opções de frete. Empresas que transportam cargas diferenciadas também encontram com mais facilidade as opções para seu transporte.

    5. Redução de custos

    Todos os pontos acima proporcionam uma redução considerável nos custos com transportes terceirizados.

    Conhecer o valor de frete de diversas transportadoras ajuda a selecionar a opção com melhor custo x benefício para a entrega. Além disso, a contratação ágil e o compartilhamento fácil de informações agrega mais qualidade à entrega, elevando o nível de serviço de suas operações logísticas.

    O que Considerar ao Automatizar a Cotação de Fretes?

    Automatizar a cotação de frete pode agregar ainda mais qualidade à logística da empresa, mas alguns cuidados devem ser tomados ao iniciar o processo.

    É interessante analisar questões que vão além de preço e prazo oferecidos pelas transportadoras, como:

    • Possibilidade de integração eletrônica, para compartilhamento fácil de arquivos via EDI;
    • Geração de informação de qualidade sobre o andamento da operação de transporte;
    • Oferta de equipamentos especiais ou manuseio especializado da carga;
    • Disponibilidade;
    • Confiabilidade, e
    • A possibilidade de qualificação.

    Encontre as melhores transportadoras!

    A busca por melhores transportadoras pode ser um desafio constante! O que você acha de experimentar uma nova maneira de otimizar suas cotações de transporte de cargas?