Documentos FiscaisGestão fiscal de transporte

CRT: o que é e pra que ele serve 

3 minutos de leitura
CRT: o que é e pra que ele serve 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 2 de agosto de 2023

O CRT (Cadastro de Responsáveis Tributários) é um documento essencial no cenário fiscal brasileiro. Trata-se de uma inscrição específica para representantes de empresas ou terceiros que são responsáveis por suas obrigações tributárias.  

Além disso, serve como comprovação da capacidade legal de alguém atuar em nome de uma empresa perante os órgãos fiscais. 

Dessa forma, principal propósito do CRT é garantir que os responsáveis pela empresa estejam devidamente identificados e autorizados a agir em questões tributárias. Isso ajuda a evitar fraudes e confusões, proporcionando maior segurança às transações comerciais. 

Quer aprofundar seu conhecimento sobre o CRT e sua importância no contexto tributário? Continue a leitura para entender como essa inscrição pode garantir a conformidade fiscal das empresas e evitar problemas com a fiscalização. 

    O que é CRT e como obtê-lo? 

    CRT (Cadastro de Responsáveis Tributários) é um registro fiscal que identifica e comprova a responsabilidade de pessoas físicas ou jurídicas que atuam como representantes legais ou procuradores de empresas perante os órgãos fiscais.  

    O CRT possui informações específicas sobre o responsável tributário e sua relação com a empresa que representa. 

    Empresas de diversos segmentos podem requerer o CRT, desde que possuam alguém legalmente autorizado a agir em seu nome em relação a questões tributárias. Afinal, essa inscrição é especialmente relevante em operações que envolvem órgãos públicos, licitações e processos de compras governamentais. 

    Para obtê-lo, é preciso fazer uma solicitação junto ao órgão fiscal responsável pela administração dos impostos e tributos. Nesse sentido, os requisitos para obter o CRT podem variar de acordo com a legislação de cada estado ou município. Geralmente, é necessário estar devidamente cadastrado no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e apresentar documentos que comprovem a representação legal ou a procuração para agir em nome da empresa. 

    A sua obrigatoriedade pode variar de acordo com a legislação de cada estado ou município. Em geral, empresas que participam de licitações ou contratos com órgãos públicos são obrigadas a possuir o CRT. No entanto, existem exceções e situações específicas em que o CRT pode não ser obrigatório. 

    Qual é a finalidade do CRT? 

    A principal finalidade do CRT é garantir a legalidade e transparência das relações tributárias entre empresas e órgãos governamentais.  

    Ele serve como uma forma de identificar e autorizar os responsáveis por atuar em nome das empresas nas questões fiscais, assegurando que apenas pessoas devidamente autorizadas estejam representando a empresa nesses assuntos. 

    Quem deve possuir o Cadastro de Responsáveis Tributários? 

    Qualquer pessoa que atue como representante legal ou procurador de uma empresa perante os órgãos fiscais deve possuir o CRT. Isso inclui sócios, diretores, procuradores e responsáveis legais pela empresa. 

    Diferença entre CRT e outros documentos fiscais, como o CNPJ e o CPF 

    O CNPJ é o registro que identifica a pessoa jurídica, ou seja, a empresa em si, perante a Receita Federal.  

    Já o CPF é o registro que identifica as pessoas físicas. Enquanto o CNPJ e o CPF identificam a entidade ou o indivíduo, o CRT identifica especificamente o responsável legal ou procurador que atua em nome da empresa perante os órgãos fiscais. 

    Esse código pode ser utilizado em operações internacionais? 

    O CRT é válido apenas para operações nacionais, pois se refere à representação legal perante os órgãos fiscais brasileiros. Em operações internacionais, é necessário atender aos requisitos e procedimentos fiscais do país estrangeiro envolvido. 

    Consequências de não possuir ou apresentar o CRT quando necessário 

    A falta do CRT ou sua apresentação irregular pode acarretar impedimentos para realizar transações comerciais, participar de licitações, obter certidões negativas de débito e até mesmo em penalidades fiscais, como multas e sanções. 

    Em síntese, o Cadastro de Responsáveis Tributários é um registro essencial para garantir a conformidade fiscal das empresas, identificando e autorizando os responsáveis legais ou procuradores a atuarem em questões tributárias. Ele serve como uma proteção contra fraudes e irregularidades nas relações com órgãos governamentais.  

    Achou essa leitura interessante? Continue se informando através dos artigos do nosso blog.