Documentos FiscaisEDI

DOCCOB: saiba tudo sobre esse arquivo EDI

3 minutos de leitura
DOCCOB: saiba tudo sobre esse arquivo EDI
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de janeiro de 2024

A chave do sucesso das operações realizadas entre embarcadores e transportadoras é, sem dúvidas, a comunicação. E é para isso que os arquivos de EDI existem, pois eles fazem com que esses processos sejam facilitados. Ao longo deste texto explicaremos especificamente sobre o DOCCOB, porém, precisamos entender primeiramente o que são os arquivos EDI.

Esses arquivos são a maneira mais prática de proporcionar a comunicação entre vários sistemas que são utilizados pelas empresas, por mais que eles tenham sido criados por diversos fornecedores. 

Conheça os benefícios do EDI para sua transportadora

Continue neste post para aprender sobre:

  • O que é um arquivo DOCCOB;
  • Como funciona esse tipo de arquivo;
  • Quais os benefícios do DOCCOB no serviço de transporte;
  • Adquira seu EDI Hivecloud.

    O que é um arquivo DOCCOB?

    DOCCOB é a sigla para Documento de Cobrança. É através desse arquivo EDI que se encontram todos os CTes que serão cobrados. De maneira resumida, o DOCCOB é um documento que é enviado pela transportadora e tem como destinatário o embarcador.

    Ele é gerado a partir do PREFAT – Pré-fatura, que também é um documento EDI enviado pelo contratante (embarcador), onde são informados quais CTes já foram conferidos e liberados para o faturamento. 

    O DOCCOB não é obrigatório, mas promove com mais praticidade a comunicação entre contratante e transportador, fazendo com que essa comunicação seja cada vez mais ágil, além de eficiente. Uma vez que será possível enviar diversas faturas, torna- se muito mais simples emitir um documento de cobrança e enviá-lo automaticamente.

    Como funciona esse tipo de arquivo?

    O DOCCOB – documento de cobrança, tem como principal função unificar todas as informações dos pagamentos pelos serviços prestados. Resumindo, o DOCCOB é emitido pela transportadora e enviado para os embarcadores, e vem como uma maneira de substituir as faturas que anteriormente eram enviadas no modelo de promissórias e/ou duplicatas. 

    Vale ressaltar que o arquivo DOCCOB não substitui os boletos, uma vez que este arquivo EDI não possui nenhum vínculo com instituições bancárias, assim como também não é documento oficial de cobrança a uma empresa.

    Esses arquivos EDIs foram desenvolvidos para que houvesse uma melhor comunicação entre os sistemas do embarcador e transportador.

    Quais os benefícios do DOCCOB no serviço de transporte?

    Como já vimos acima, utilizar o DOCCOB é bastante benéfico, tanto para a transportadora, quanto para o embarcador. Para ficar ainda mais claro esses benefícios, listamos abaixo os principais, confira:

    Minimiza as chances de erros e custos

    Uma vez que as informações são enviadas de forma automatizada, falhas humanas são evitadas – erros na digitação, falta de dados, atrasos, entre outros, e consequentemente, prejuízos podem ser eliminados. Os custos também são reduzidos, pois haverá diminuição de gastos com impressões, tintas, papéis e recuperação de documentos.

    Outra economia que também é percebida são os custos administrativos, em decorrência do menor tempo gasto com atividades operacionais e manuais.

    Aumenta a produtividade

    Como os processos são automatizados, sua equipe consegue se concentrar em tarefas maiores, logo, será mais produtiva. 

    Traz eficiência para a troca de dados

    Como o DOCCOB é enviado automaticamente, a troca de dados e/ou informações com os parceiros será muito mais rápida, uma vez que não será necessário realizar o envio de diversas faturas por e-mail. 

    Agiliza o recebimento dos fretes

    Como os embarcadores ganham bastante tempo por importarem os dados das faturas no DOCCOB, consequentemente, esse ganho de tempo pode ser interpretado como prazo menor para realizarem o pagamento.

    Adquira seu EDI! 

    Por fim, agora que você já compreende o que é o DOCCOB e como este arquivo EDI funciona, é importante deixar a sua transportadora conectada.

    Otimize os seus processos ainda hoje! Entre em contato conosco e saiba mais.