DistribuidoraGestão de TransporteLogística

Giro Caixa Transporte: o que é, como funciona e quais os requisitos para contratar?

5 minutos de leitura
Giro Caixa Transporte: o que é, como funciona e quais os requisitos para contratar?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

A nova linha de crédito, disponibilizada pela Caixa Econômica Federal e conhecida como Giro Caixa Transporte, tem a proposta de beneficiar toda cadeia de transporte rodoviário de carga.

Esse crédito, que está disponível desde o dia 24 de janeiro de 2022, tem taxa de juros a partir de 1,99% ao mês e será exclusivo para antecipação do pagamento de custos de frete.

Quer saber mais informações e detalhes sobre esse assunto? Confira os próximos tópicos.

    O que é Giro Caixa Transporte?

    O Governo Federal apresentou a linha de crédito Giro Caixa Transportes em uma cerimônia de lançamento, ocorrida no mês de fevereiro.

    O objetivo foi apresentar, com mais detalhes, essa nova proposta que antecipa o pagamento de custos de frete com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. O recurso, depositado diretamente na conta dos caminhoneiros, pode ser deito com até 120 dias de antecedência. 

    A medida traz ganhos financeiros aos caminhoneiros e desburocratiza o serviço.

    “A linha de crédito é um sistema de antecipação de recebíveis em que as empresas de transporte tomam o crédito, mas, em conclusão, o beneficiário é o caminhoneiro, quem está na ponta da linha. Isso significa libertar o caminhoneiro da carta de frete, das operações de crédito casadas que tanto subtraem renda.”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante o evento.

    Já o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, ressaltou que antes os transportadores autônomos pegavam recursos antecipados para cobrir as despesas durante o transporte, com taxas entre 10% e 20% ao mês e agora terão juros mais baixos.

    Em síntese, suas vantagens são: 

    1. Faturamento
      Melhoria no fluxo de CAIXA para embarcadores, da mesma forma para transportadores e caminhoneiros.
    2. Simplicidade
      Redução de intermediários no pagamento do frete.
    3. Praticidade
      Crédito direto ao caminhoneiro, em suma, sem custo para o profissional.
    4. Comodidade
      Contratação simplificada de antemão com limite único.
    5. Economia
      Taxas atrativas, a partir de 1,99% ao mês.

    Como vai funcionar o Giro Caixa Transporte?

    De acordo com o portal Caixa Notícias, as empresas que contratam serviço de frete a prazo posteriormente poderão solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente para o transportador autônomo. Após isso, ele receberá o valor à vista por meio de crédito em conta da CAIXA, inclusive Conta Poupança Digital, no CAIXA Tem.

    As empresas poderão antecipar os fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e). Em síntese, a amortização do empréstimo é feita em parcela única. Juntamente com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete. 

    Organizações de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo, podem, da mesma forma, solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao caminhoneiro. Esse recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa, inclusive na Poupança Social Digital, no Caixa Tem.

    Podem ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo. Definitivamente ele armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

    Para contratar, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito.

    A amortização do empréstimo é feita em parcela única. Igualmente o vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

    Como contratar o Giro Caixa Transporte?

    As empresas de transporte de cargas que desejarem contratar o Giro Caixa Transporte, devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA. Porém, posteriormente, como qualquer outra solicitação de crédito, terá uma avaliação.

    Com o limite aprovado, a operacionalização do crédito será feita de forma digital pelo Gerenciador Financeiro do banco.  

    Acesso ao crédito

    Durante o evento, foram apresentadas, ainda, as ações adotadas pela Caixa que visam democratizar o acesso ao crédito no país. Uma delas foi a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), possibilitando que os clientes invistam no seu próprio negócio, dessa forma concretizando planos.

    A antecipação do saque-aniversário do FGTS beneficiou mais de 2,3 milhões de clientes da Caixa, sendo 1,3 milhão deles negativados. Atualmente, é possível antecipar até três saques-aniversário, do mesmo modo que a taxa de juros é de 1,49% ao mês e o valor mínimo para contratação é de R$ 500.

    No crédito rural, a Caixa bateu recorde de contratações em 2021, totalizando R$ 16,8 bilhões. Nesse ínterim, o montante 113,19% maior frente ao mesmo período de 2020.

    Quais os requisitos para ter direito a essa linha de crédito?

    Para contratação do Giro Caixa Transporte, da mesma forma quando a linha estiver operacional, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, de acordo com avaliação de crédito.

    Posteriormente a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito será realizada digital pelo Gerenciador Financeiro do banco.

    Agora que você já conhece o que é o Giro Caixa Transporte, sabe como ele funciona e garantiu dicas importantes sobre essa linha de crédito disponibilizada pela Caixa Econômica, que tal da mesma forma se aprofundar no assunto e saber como montar uma transportadora de cargas?

    Preparamos um direcionamento completo através de um e-book gratuito. Afinal, logo você descobrirá todos os detalhes desse investimento e se sobressair no mercado, oferecendo um serviço de alta qualidade e seguro.

    Por meio desse material, você aprenderá dicas de como fazer o planejamento estratégico para otimizar a gestão do seu negócio; bem como vai identificar as melhores ferramentas que podem ser usadas para auxiliar na administração da sua montadora e ao mesmo tempo vai entender uma nova visão sobre o posicionamento das empresas. 

    eBook: Como criar uma transportadora de cargas?

    Oferecemos um direcionamento aos empreendedores do setor para facilitar no gerenciamento do sua empresa.

    eBook: Como criar uma transportadora de cargas?

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.