Gestão de Transporte

Quando pensar em uma nova filial para consolidação de cargas?

2 minutos de leitura
Quando pensar em uma nova filial para consolidação de cargas?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

    Para atender a alta demanda de mercadorias no cenário nacional e reduzir custos operacionais é cada vez mais comum para transportadoras, que utilizem os espaços disponíveis em veículos de carga para realização de várias entregas. Esse aproveitamento, chamamos de consolidação de cargas.

    Ou seja, todo o espaço não utilizado do caminhão será usado por outros clientes, a fim de que as mercadorias sejam entregues a exportadores diferentes. Esse método, proporciona maior otimização de atividades operacionais e diminuição de fretes diante das transportadoras.

    Toda essa prática de consolidação tem um lado negativo. Por se tratar de um grande volume de cargas o prazo de entrega fica comprometido e afeta de forma negativa o serviço prestado ao cliente.

    Para evitar esse tipo de problema, a melhor solução, é se adaptar ao mercado com uma rede logística em outras regiões e assim, combater a consistência desses prazos.

    Mas esse aumento significativo do volume de cargas também contribui para consolidação de uma nova filial, pois, trabalhar o planejamento dos ativos de transporte, usando de veículos adequados na distribuição da região é mais rentável e muito mais prático para a empresa.

    As transportadoras que desejam se inserir com novas filiais em determinadas regiões, deverão adotar critérios de análise sistemática tanto no setor econômico quanto geográfico.

    Além disso, apresentamos três pontos importantes que podem auxiliar na ideia de uma filial:

    Maior volume de cargas:

    Quanto maior for o volume de cargas para outros estados, maior será a necessidade de um ponto fixo na região com mais demanda de entregas.

    Maior volume de transporte:

    Aumento do volume de entregas e transportes, também contribui para a necessidade de uma filial na região. Comece a avaliar ao decorrer dos meses ou até mesmo no período de um ano se a fidelização dos clientes em um determinado estado diferente se estabilizou e seguirá de forma estável.

    Circulação de veículos em centros:

    O trajeto de veículos de grande porte é proibida nos centros da cidade. Realizar a entrega de mercadoria com o veículo adequado gera mais gastos financeiros. Neste caso, a consolidação da filial na região já seria mais econômica e rentável para a empresa.

    É preciso ressaltar a importância do planejamento de longo prazo para abertura de uma nova filial. Analisar com cuidado e atenção todos os pontos levantados, desde a consolidação de cargas até os atrativos de transporte será determinante para o sucesso e bom aproveitamento da filial na região ou cidade escolhida.

    Manter a qualidade nos serviços e pontualidade nas entregas contribui imensamente para se permanecer ativo no alto mercado competitivo de filiais.

    A automatização de processos com o uso de Tecnologia da Informação facilita bastante o dia a dia das operações, diminuindo custos com equipe, etapas do processo, emissão dos documentos fiscais necessários, e auxiliando diretamente no controle das demandas.

    Na plataforma Hivecloud, você tem todas as suas atividades sob controle de forma simples, prática e em ambiente 100% online. Conheça agora mesmo!