Gestão de Transporte

A importância da pesquisa e do bom planejamento ao abrir uma transportadora

4 minutos de leitura
A importância da pesquisa e do bom planejamento ao abrir uma transportadora
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 10 de dezembro de 2021

Índice

    O planejamento é sem dúvida a chave para o sucesso de uma transportadora e para o bom resultado de suas operações. Mas mesmo sendo crucial para os negócios, muitos gestores simplesmente o ignoram. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, boa parte dos empresários reconhecem o bom planejamento feito antes da abertura de sua empresa como o fator mais importante para a sua sobrevivência no mercado. Porém, só admitem isso quando o seu negócio é posto para fora do mercado.

    Quem também costuma viver neste preocupante cenário são os empreendedores do ramo logístico, que decidem abrir uma transportadora sem estudar o mercado, a concorrência e até mesmo a localização adequada. Neste post, lhe mostraremos a importância de uma boa pesquisa e planejamento ao se abrir uma transportadora e como realizá-los de forma eficaz, para que assim seu negócio não seja alvo dessa assustadora estatística. Veja:

    Qual a importância do bom planejamento?

    Antes de registrar a transportadora, abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e alugar um espaço, é importante que o empreendedor realize uma boa pesquisa na região em que irá atuar e se dedique em fazer um ótimo planejamento. Somente assim ele conseguirá fazer com que os recursos investidos (frota, capital, funcionários, etc) gerem resultados palpáveis ao longo do tempo. Abaixo, listamos os principais objetivos de um planejamento:

    • Fazer com que a empresa venda cada vez mais serviços;
    • Aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios em uma determinada região;
    • Criar uma barreira para a entrada de concorrentes;
    • Fidelizar clientes;
    • Melhorar a imagem da companhia;
    • Evitar o risco de o negócio ser posto para fora do mercado.

    Um bom planejamento, além de auxiliar o gestor a atingir todos esses objetivos, ainda ajuda a transportadora a criar sua identidade e seu diferencial na região em que atua. Com o planejamento, o empresário também consegue fazer com que a empresa cresça e ganhe espaço no mercado, o que não acontece caso ele possua uma visão errada do negócio e insista em apostar todos os seus recursos em estratégias sem planejamento.

    Como realizar o planejamento?

    Faça uma boa pesquisa na região

    A primeira dica para um bom planejamento é realizar uma pesquisa detalhada sobre a área em que a transportadora se desenvolverá. Por mais que o empreendedor tenha uma boa ideia de negócio e preste um ótimo serviço, sua empresa pode não prosperar simplesmente pelo fato de não se encaixar na região. Logo, atuar em um ‘terreno desconhecido’ é algo que pode colocá-la rapidamente para fora do mercado.
    Daí a importância de obter informações minuciosas sobre o público-alvo e a concorrência no local onde pretender atuar. Embora as transportadoras sejam requisitadas em praticamente todos os lugares do país, elas se concentram em territórios com grande potencial de lucro, como onde existem fábricas que produzam algum produto ou o comércio seja movimentado e bastante popular.

    Podemos resumir esta dica com simples perguntas que o empreendedor deve se questionar: qual é a demanda por serviços de transporte na região? Que tipo de serviço de transporte é aceito e qual não é? Existem outras transportadoras já consolidadas? Os custos fixos e variáveis no local são altos ou baixos? Somente respondendo a todas estas perguntas é que o empresário fará com que seu planejamento saia de acordo com a realidade.

    Seja realista e avalie todos os riscos

    Ao fazer um bom planejamento, é importante que o empreendedor seja muito realista. Ele deve considerar, além do local físico onde a empresa irá atuar, outros fatores como quanto poderá angariar de investimentos para crescer na região e que medidas deverão ser tomadas para que todos os objetivos traçados sejam alcançados. Também é fundamental prever os riscos pelos quais o negócio estará sujeito.
    Isso porque imprevistos sempre podem acontecer. Suponhamos que sua transportadora possua uma frota com veículos próprios para o transporte de grãos. Em um ano de seca, seus lucros seriam drasticamente reduzidos, causando impactos negativos no caixa. Mas com o lançamento de alguns imprevistos no planejamento, que sejam próprios do mercado, você conseguiria sustentar melhor o negócio.

    Invista na gestão inteligente das operações

    O investimento em softwares que auxiliem na gestão de transportes, como os da Hivecloud, é um ponto crucial para o sucesso de uma transportadora na região onde irá atuar e para o bom resultado de todas as suas operações. Isso porque, quando a gestão é feita de forma inteligente, ela acaba ajudando a empresa a alcançar todos os objetivos traçados no planejamento, fazendo-a se destacar no mercado competitivo da atualidade.

    Viu só o quão importante é a pesquisa e o planejamento para o sucesso da transportadora? Então aproveite nossas dicas e mãos à obra. E caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe-a para a gente nos comentários!