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Lead time: o que é e como otimizar a logística de produção da sua empresa

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Lead time: o que é e como otimizar a logística de produção da sua empresa
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 24 de abril de 2023

O lead time é um indicador muito importante para quem lida com logística no dia a dia. 

Mas se engana quem pensa que cabe apenas a transportadora o papel da logística! 

As indústrias e até mesmo distribuidoras que fazem o seu próprio transporte de carga também precisam acompanhar todo o ciclo de produção do lead time.

Afinal, requer organização e planejamento estratégico em cada etapa da distribuição que envolve o transporte de cargas, desde o pedido do cliente até a entrega do produto.

Pensar estrategicamente, neste sentido, é o grande diferencial que vai resultar no sucesso das suas operações e na satisfação do seu cliente. 

Neste artigo você vai aprender tudo sobre lead time, como otimizá-lo e de que forma pode usar o tempo a favor da sua organização.

    O que é lead time? 

    O lead time pode ser definido como um ciclo de produção. Ele é o tempo que um produto leva para chegar ao consumidor, começando no pedido, passando por toda a produção até a finalização da sua entrega.

    A aplicação dessa estratégia envolve o raciocínio que gira em torno da gestão do tempo e dos prazos, que sabemos, sempre é curto e apertado. 

    Assim, o termo lead time vai além do seu significado literal e simplificado “tempo de espera”, sendo na verdade um indicador fundamental que, quando bem utilizado, melhora o processo logístico do transporte sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço, resultando na satisfação do cliente. 

    O ciclo do lead time pode ser compreendido através do seguinte exemplo abaixo:

    Ciclo do lead time

    Lembre-se: otimizar o lead time da sua indústria significa fazer uma gestão eficiente que preza, acima de tudo, pela satisfação do cliente.

    Afinal, a cada dia que passa o mercado precisa se adequar à velocidade de consumo do cliente final, necessitando de um ritmo acelerado por parte das indústrias e distribuidoras.

    Por que o lead time é importante na gestão de uma empresa?

    Como já falamos anteriormente, otimizar o lead time é dever não somente das transportadoras, mas também das indústrias que fazem seu próprio transporte de cargas.

    Sabendo utilizar o lead time de forma otimizada e estratégica, sua transportadora garante inúmeros benefícios.
    Juntos, esses benefícios trarão uma melhor gestão do tempo e a empresa sairá na frente na relação com os clientes visto que alcançará um melhor prazo de entrega.

    1- Evitar prejuízos

    Imagine que seu cliente busca por um determinado produto que esgotou no estoque do estabelecimento e por causa disso está perdendo a venda.

    Digamos que ele queira fazer um novo pedido para repor estoque,  seu cliente já está acostumado com a qualidade do seu produto mas percebe que seu concorrente faz a entrega de forma mais eficaz. 

    Nesta situação o que seu cliente iria preferir? Fazer o pedido com você que traz mais qualidade mas deixa a desejar no tempo de entrega? Ou fazer o pedido no seu concorrente que entrega mais rapidamente mas a qualidade pode deixar a desejar?

    A situação em específico gira em torno da urgência que o seu cliente quer o produto! 

    Logo, muito provavelmente seu cliente iria preferir realizar o pedido com o seu concorrente, pois o mesmo tem uma grande vantagem competitiva: a rápida entrega. 

    Portanto, busque sempre soluções para otimizar todo o seu ciclo de produção, para entregar no menor tempo possível e com a qualidade de sempre! 
    Assim, você tem como vantagem competitiva a melhor experiência de compra do seu segmento.

    2- Satisfação do cliente

    E por falar em experiência de compra, o lead time é muito responsável por manter a satisfação dos seus clientes.

    Como vimos no tópico anterior, algumas situações exigem mais do que qualidade do produto. Elas pedem rapidez na entrega!

    Não há como negar que em casos como esses uma venda pode ser perdida, pois certamente pesam na decisão de compra do consumidor.

    Um lead time otimizado deve levar em conta pontos como: preço, qualidade e rapidez na entrega.

    3- Aumento da produtividade

    Otimizar os processos logísticos faz com que as entregas sejam feitas de formas mais eficazes e assertivas, aumentando assim, a produtividade do seu negócio como um todo, trazendo outros tipos de benefícios, como: 

    • Economia de tempo 
    • Menos gasto com recursos
    • Equipes mais ágeis e funcionais
    • Satisfação do cliente

    O bom gerenciamento do lead time ajuda não somente na produtividade das indústrias, como também na redução de custos operacionais, aumento da qualidade de serviços e na satisfação dos clientes.

    4- Padronização de processos

    Outro grande benefício trazido pelo Lead Time são os processos padronizados.

    Garantir um excelente fluxo logístico torna o ciclo de produção mais eficiente, pois é possível direcionar as etapas de forma mais assertiva e estratégica, gerando até mesmo mais resultado do que o normal.

    Agora, vamos aos tipos mais comuns de lead time do mercado!

    Quais são os tipos de lead time?

    Cada processo do ciclo de produção possui suas especificidades que podem influenciar na gestão do tempo de entrega. 

    Assim, para facilitar a estratégia em cada etapa, podemos dividir o lead time em alguns tipos. São eles:

    Lead time de compra

    Compreende todo o período existente entre a solicitação do produto/material/serviço ao fornecedor até a sua entrega à sua transportadora. 

    Esse primeiro ponto é o que vai determinar qual será o prazo de entrega ao consumidor final, pois a depender do tempo levado aqui, impactará na entrega. 

    Lead time de produção

    Abrange o tempo utilizado para que a matéria-prima seja finalizada. Aqui, podemos nos referir a todas as etapas que ela precisa passar.  

    Lead time de entrega

    Por fim, com o produto final em mãos, o lead time de entrega se refere ao tempo que será levado para chegar ao cliente final. Nessa etapa, a satisfação do seu cliente com o prazo é ponto crucial, por isso, lembre-se de priorizar sempre uma boa logística de entrega. Leve em consideração fatores como: segurança, integridade do produto, responsabilidade com prazos e valor de frete.

    Como calcular o lead time?

    Compreendendo que o lead time é o indicador que mede o espaço de tempo entre o pedido e a entrega.

    E, tendo conhecimento também que dentro desse processo existem vários outros, podemos concluir, portanto, que o objetivo principal é tentar cada vez mais diminuir o lead time

    Veja agora algumas dicas de como atingir essa meta: 

    1. Liste todos os produtos que uma entrega precisará e também inclua tudo o que ele for necessitar, como instalação, matérias-primas e possíveis reparos.  
    1. Agora, faça a média de quanto tempo demora para que tudo o que consta na lista esteja em mãos. Aqui, considere de onde vem por exemplo a matéria-prima (do mesmo estado ou de um diferente) e leve em consideração também os dias úteis e não úteis.  
    1. Identifique qual item da sua lista possuiu o prazo de entrega maior. Após isso, considere obter um estoque e/ou determine um período (lead time) de um dia para colocá-lo em produção. 
    1. Defina a quantidade de dias/horas totais para fechar o serviço e deixá-lo completo para entrega. Como dito no item 1, considere finais de semana e possíveis atrasos.  
    2. Some a esse tempo do item 4 o período da espera para receber o pedido. O resultado dessa soma será o seu lead time.

    3 dicas para reduzir o lead time

    Agora que você já faz ideia de como calcular o lead time e sabe que ele precisa ser o menor possível, resta saber então como reduzi-lo e oferecer um serviço de qualidade que satisfaça o seu cliente. 

    Mais do que satisfação, aliás, sua empresa poderá também economizar dinheiro se compreender estrategicamente como todos os processos funcionam e como podem também ser agilizados. São 3 tempos que você precisa considerar: 

    Tempo de produção

    Invista em tecnologias, como excelentes maquinários, que possam aumentar a sua produção e até substituir tarefas manuais que levam tempo.

    Tempo de espera

    Identifique quais são os obstáculos dentro dos processos que estão levando sua produção a ficar atrasada e encontre as soluções para agilizar.  

    Tempo de transporte

    Trace bem as rotas que seu produto percorrerá para chegar no cliente final. Escolha as mais rápidas, desvie engarrafamentos e opte por estradas seguras e conservadas. Uma boa opção é ter sempre o GPS em mãos, já que esse mecanismo geralmente oferece as melhores rotas.