Gestão de Transporte

Sistema de Otimização de Carregamento: como ele ajuda sua transportadora?

2 minutos de leitura
Sistema de Otimização de Carregamento: como ele ajuda sua transportadora?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 6 de dezembro de 2022

Sendo uma frota privada ou dedicada, o objetivo é sempre o mesmo: entregar os produtos no tempo hábil e com um custo mínimo. Para isso, é preciso criar planos operacionais que ajudem na otimização de carga, janelas de tempo de entrega, planejamento de rotas etc.

É aí que um bom sistema de otimização de carregamento entra: uma ferramenta que permite melhorar os resultados com transporte e distribuição e que pode ajudar muito sua empresa.

O software torna o processo mais automatizado e assertivo, na medida que libera os gestores para se dedicar ao planejamento. Já que as atividades táticas estão parametrizadas, o processo está desenhado.

Em resumo, um Sistema de Otimização de Carregamento é uma solução tecnológica utilizada para carregar as caixas, palets ou fardos de produtos dentro de um veículo ou de um container de forma a maximizar a utilização do espaço.

    As principais funcionalidades de um sistema de otimização de carregamento

    A seguir, veja as principais funcionalidades que um bom sistema de otimização de carregamento deve contemplar:

    Cálculos para planejamento da carga

    Ao informar quantidades, pesos, centimetragem etc., o sistema ajuda a fazer o planejamento do espaço utilizado. Com isso, fica mais fácil decidir, por exemplo, em qual veículo a carga deve ser alocada.

    Cálculos de custeio

    Ao parametrizar os custos médios cobrados por transportadoras parceiras, é possível verificar por meio do sistema quanto custará a carga que deve ser expedida antes mesmo de fazer a contratação. A partir daí, o transportador consegue ser mais assertivo na negociação.

    Visualização 3D do plano de carga

    Há soluções que oferecem uma visualização em 3 dimensões da carga dentro do caminhão. É como se fosse um simulador gráfico, onde o gestor pode simular a disponibilização das cargas. Uma funcionalidade eficiente na hora de pensar o que deve entrar primeiro no caminhão, por exemplo, considerando o que deve ser entregue antes nas várias paradas planejadas (diferentes clientes ou centros de distribuição, entre outras).

    Relatórios gerenciais

    Com base nos dados incorporados na solução, é possível acessar o histórico, gerar e visualizar relatórios referentes aos carregamentos para conferências, planejamento e tomadas de decisão.

    Benefícios que os sistemas de otimização de carregamento oferecem aos transportadores

    À medida que tornam o planejamento e a execução dos carregamentos mais estratégicos e previsíveis, os sistemas de otimização de carregamento oferecem mais competitividade às transportadoras. Há ainda alguns benefícios que podem ser listados:

    Controle de custos

    Ao saber exatamente quais veículos devem ser utilizados, bem como as melhores opções de recipientes, o gestor de transporte consegue ter previsibilidade e planejamento em seus custos. Além disso, ganha tempo e otimiza a operação, o que traz retornos financeiros.

    Economia de tempo

    Boa parte da demora ao fazer um carregamento se deve pela falta de planejamento prévio. Com um bom software de otimização de carregamento, além deste planejamento ser mais rápido, na hora de subir a mercadoria para o veículo, a equipe já sabe para onde vai cada grupo de mercadoria.

    Melhorias na produtividade

    Um carregamento bem planejado tende a ser melhor executado e em menos tempo. Logo, a equipe se torna mais produtiva e executa seu trabalho com mais qualidade.

    Sua transportadora já conta com um sistema de otimização de carregamentos? Deixe seu comentário!