O que significa peso cubado e fator de cubagem?

Quando o assunto é transporte de cargas, existem diversos fatores que determinam a taxa de frete a ser paga. Sejam os impostos, a distância a ser percorrida e até mesmo o peso e volume da carga transportada. Pensando neste assunto, separamos hoje o conceito de peso cubado e fator de cubagem. Afinal, como é calculado o volume/peso de uma carga a ser transporta? Veja os detalhes a seguir

Peso Líquido

O peso líquido representa basicamente o peso real do produto, ou seja, o peso do produto sem a embalagem. No geral as embalagens são constituídas de caixas, madeiras, latas e até mesmo paletes. Deste modo, pode-se dizer que o peso líquido de uma mercadoria é o seu peso total menos o peso de tara.

Exemplo:

Uma caixa possui o peso total de 10 quilos, porém somente o recipiente que envolve a mercadoria possui 1 quilo. Logo é possível notar que o peso líquido da mercadoria é de 9 quilos.

Ou seja:

(Peso total) – (Peso de tara) = Peso Líquido

Peso Bruto

Ao contrário do peso líquido, o peso bruto representa o peso total da carga incluindo as embalagens. Ou seja, o peso bruto é a soma do peso líquido com o peso das embalagens/recipientes que abriga a carga.

Exemplo:

Uma carga possui peso líquido de 20 quilos e a sua embalagem possui 5 quilos. Logo temos que o peso bruto é de 25 quilos.

Ou seja:

(Peso Líquido) + (Tara) = Peso Bruto

Fator de Cubagem

O termo Fator de Cubagem refere-se a uma constante aplicada na fórmula de cubagem. Ou seja, pode-se dizer que o Fator de Cubagem representa o que seria o peso ideal em relação a um determinado volume transportado.

Em outras palavras pode-se dizer que o fator de cubagem é basicamente uma relação entre o volume e peso no qual é o resultado da seguinte fórmula:

Fator de Cubagem = Peso Kg / Volume m3

Exemplo:

Um caminhão possui a capacidade de 15000Kg de peso e 50 m3. Logo seu fator de cubagem é 300Kg/ m3

No Brasil, o orgão regulamentador NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) estipula o fator de cubagem padrão corresponde a 300 para transportes rodoviários, ou seja, recomenda-se até 300 quilos por metro cúbico.

Deste modo, para cada um dos modais, estabelece-se um fator de cubagem com base nas medidas das relações peso/volume dos ativos de transporte utilizados no modal. Este padrão estabelecido é basicamente uma média, já que cada modal possui diferentes tipos de medidas e capacidades.

Outros fatores de cubagem:

Exemplo de fator de cubagem para transporte aéreo.

Um avião cargueiro possui capacidade de 23.000 Kg com 112 m3. Logo seu fator de cubagem é:

Fator de Cubagem= 23000 / 112

Fator de Cubagem = 205Kg/ m3

Estabelecendo a média entre os modais de transporte aéreo, temos o valor de 166Kg/M3 como fator de cubagem padrão para esta modalidade de transporte.

Exemplo de fator de cubagem para transporte Marítimo

Um navio cargueiro possui capacidade de 170 toneladas de peso e 185 m3 logo seu fator de cubagem é:

Fator de Cubagem = 170.000 / 185 = 918kg/ m3

Estabelecendo a média entre os modais de transporte marítimo, temos o valor de 1000Kg/ m3 como fator de cubagem padrão para esta modalidade de transporte.

Cubagem

Antes de entendermos o conceito de cubagem, é preciso avaliar o que é o peso cubado e qual a motivação para sua existência. Neste caso temos como definição que o peso cubado e uma unidade de medida em KG criada para garantir uma unidade única capaz de igualar mercadorias muito volumosas e mercadorias muito pesadas, simplificando os processos de controle.

Exemplo:

Ao estabelecer um valor de cobrança baseando-se no peso bruto da mercadoria, o transportador poderia ser prejudicado se a mercadoria transportada fosse muito volumosa. Em equivalência, se a taxa de frete fosse acordada com base no volume (m3), o mesmo aconteceria para produtos muito pesados. Logo, surge o termo cubagem.

A cubagem representa basicamente a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Em outras palavras, o cálculo de cubagem tem a função de verificar o quanto em peso uma carga irá corresponder em relação ao volume que ela ocupar no veículo de transporte.

Para o cálculo de cubagem, deve-se certificar que a carga está devidamente embalada. Posteriormente é necessário verificar as dimensões do volume que são altura x largura x comprimento e multiplica-los pelo fator de cubagem, conforme a fórmula a seguir:

(A x L x C X Fator de Cubagem)

Exemplo:

Um fogão de 50 quilos cujas dimensões são: 1,00 x 0,60 x 0,65 metros deve ser transportado. Calcule a cubagem desta carga:

Utilizando o fator de cubagem para transporte rodoviário, temos:

Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 300 = 117Kg

Demonstrando a cubagem para demais transportes, temos:

Aéreo

Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 166,6667 =65Kg

Marítimo

Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 1000 = 390Kg
Importante: Para o cálculo de cubagem deve-se estar atento as unidades de medida da carga. Isto porque algumas transportadoras trabalham com a divisão em suas formulas de calculo de cubagem conforme mostra abaixo:

Comprimento x Largura x Altura / Fator de Cubagem

Sendo assim, basta verificar se o peso está em gramas, quilos ou toneladas e as dimensões em centímetros, metros entre outros. Logo, quando uma transportadora informar um valor de cubagem, deve-se analisar em qual unidade de medida está está sendo mostrada e caso necessário, realizar as conversões.

Deste modo, pode-se concluir que a cubagem é o fator determinante para as transportadoras avaliarem as questões de taxas de frete relacionadas ao peso x medidas, sendo também interessante tal conhecimento por parte do cliente que deseja transportar suas cargas.

Ainda tem dúvidas de como calcular o valor correto do frete de acordo com as dimensões e peso do produto? Conte-nos

Hive.Cloud
8 Comentários
  • Matheus Córsi
    Responder
    Posted at 08:36, 19 de julho de 2017

    Como posso falar direto com vocês?

    • Rômulo Mello
      Responder
      Posted at 09:43, 20 de julho de 2017

      Olá, Matheus, como vai?

      Você pode entrar em contato conosco através do chat online localizado no canto inferior direito de nossa página oficial (que você pode acessar clicando aqui) para tirar qualquer dúvida com nossos suportes que funcionam 24h durante 7 dias por semana.

      Qualquer dúvida, basta perguntar que esclareceremos tudo!

  • michel
    Responder
    Posted at 10:54, 17 de outubro de 2017

    a cubagem do áreo não está correto…Por estas medidas e considerando este fator (166,6667) daria 65 kg cubado e não 167 kg cubado.

    • Rômulo Mello
      Responder
      Posted at 13:43, 24 de outubro de 2017

      Olá, Michel, tudo bom?

      Muito obrigado pela sua contribuição! Vamos corrigir imediatamente para que ninguém seja afetado pelo nosso pequeno erro! 🙂

  • MARIO TAKASHI URYU JUNIOR
    Responder
    Posted at 10:05, 27 de novembro de 2018

    Olá Rômulo, poderia me informar qual seria o fator cubagem padrão para o modal ferroviário?

    Obrigado!

    • Posted at 12:20, 27 de novembro de 2018

      Olá Mario!

      Vale lembrar que os valores citados são estimativas comuns, mas não uma regra. O frete no transporte ferroviário geralmente é calculado com base na distância e no peso da carga, uma vez que a carga não costuma ser embalada (necessário para o cálculo do volume).

  • Alexandre Luiz de Jesus
    Responder
    Posted at 18:49, 10 de dezembro de 2018

    Prezado Rômulo, boa tarde! Favor poderia me ajudar a encontrar o fator cubagem de um embarcação cuja a sua arqueação é de 100 ton!

    • Posted at 17:15, 11 de dezembro de 2018

      Oi Alexandre!
      Você pode utilizar 1000Kg/ m3 como fator de cubagem base para o modal marítimo.
      Antigamente se media a arqueação em toneladas, e uma tonelada de arqueação equivalia a 2,83 m3. Dessa forma, 100 ton devem equivaler a 283 m3. O fator de cubagem de sua embarcação será a sua capacidade em Kg / 283 m3.

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website