Tabela de Frete

O que significa peso cubado e fator de cubagem?

4 minutos de leitura
O que significa peso cubado e fator de cubagem?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de março de 2021

Índice

    Quando o assunto é transporte de cargas, existem diversos fatores que determinam a taxa de frete a ser paga. Sejam os impostos, a distância a ser percorrida e até mesmo o peso e volume da carga transportada. Pensando neste assunto, separamos hoje o conceito de peso cubado e fator de cubagem. Afinal, como é calculado o volume/peso de uma carga a ser transporta? Veja os detalhes a seguir

    Peso Líquido

    O peso líquido representa basicamente o peso real do produto, ou seja, o peso do produto sem a embalagem. No geral as embalagens são constituídas de caixas, madeiras, latas e até mesmo paletes. Deste modo, pode-se dizer que o peso líquido de uma mercadoria é o seu peso total menos o peso de tara.

    Exemplo:

    Uma caixa possui o peso total de 10 quilos, porém somente o recipiente que envolve a mercadoria possui 1 quilo. Logo é possível notar que o peso líquido da mercadoria é de 9 quilos.

    Ou seja:

    (Peso total) – (Peso de tara) = Peso Líquido

    Peso Bruto

    Ao contrário do peso líquido, o peso bruto representa o peso total da carga incluindo as embalagens. Ou seja, o peso bruto é a soma do peso líquido com o peso das embalagens/recipientes que abriga a carga.

    Exemplo:

    Uma carga possui peso líquido de 20 quilos e a sua embalagem possui 5 quilos. Logo temos que o peso bruto é de 25 quilos.

    Ou seja:

    (Peso Líquido) + (Tara) = Peso Bruto

    Fator de Cubagem

    O termo Fator de Cubagem refere-se a uma constante aplicada na fórmula de cubagem. Ou seja, pode-se dizer que o Fator de Cubagem representa o que seria o peso ideal em relação a um determinado volume transportado.

    Em outras palavras pode-se dizer que o fator de cubagem é basicamente uma relação entre o volume e peso no qual é o resultado da seguinte fórmula:

    Fator de Cubagem = Peso Kg / Volume m3

    Exemplo:

    Um caminhão possui a capacidade de 15000Kg de peso e 50 m3. Logo seu fator de cubagem é 300Kg/ m3

    No Brasil, o orgão regulamentador NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) estipula o fator de cubagem padrão corresponde a 300 para transportes rodoviários, ou seja, recomenda-se até 300 quilos por metro cúbico.

    Deste modo, para cada um dos modais, estabelece-se um fator de cubagem com base nas medidas das relações peso/volume dos ativos de transporte utilizados no modal. Este padrão estabelecido é basicamente uma média, já que cada modal possui diferentes tipos de medidas e capacidades.

    Outros fatores de cubagem:

    Exemplo de fator de cubagem para transporte aéreo.

    Um avião cargueiro possui capacidade de 23.000 Kg com 112 m3. Logo seu fator de cubagem é:

    Fator de Cubagem= 23000 / 112

    Fator de Cubagem = 205Kg/ m3

    Estabelecendo a média entre os modais de transporte aéreo, temos o valor de 166Kg/M3 como fator de cubagem padrão para esta modalidade de transporte.

    Exemplo de fator de cubagem para transporte Marítimo

    Um navio cargueiro possui capacidade de 170 toneladas de peso e 185 m3 logo seu fator de cubagem é:

    Fator de Cubagem = 170.000 / 185 = 918kg/ m3

    Estabelecendo a média entre os modais de transporte marítimo, temos o valor de 1000Kg/ m3 como fator de cubagem padrão para esta modalidade de transporte.

    Cubagem

    Antes de entendermos o conceito de cubagem, é preciso avaliar o que é o peso cubado e qual a motivação para sua existência. Neste caso temos como definição que o peso cubado e uma unidade de medida em KG criada para garantir uma unidade única capaz de igualar mercadorias muito volumosas e mercadorias muito pesadas, simplificando os processos de controle.

    Exemplo:

    Ao estabelecer um valor de cobrança baseando-se no peso bruto da mercadoria, o transportador poderia ser prejudicado se a mercadoria transportada fosse muito volumosa. Em equivalência, se a taxa de frete fosse acordada com base no volume (m3), o mesmo aconteceria para produtos muito pesados. Logo, surge o termo cubagem.

    A cubagem representa basicamente a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Em outras palavras, o cálculo de cubagem tem a função de verificar o quanto em peso uma carga irá corresponder em relação ao volume que ela ocupar no veículo de transporte.

    Para o cálculo de cubagem, deve-se certificar que a carga está devidamente embalada. Posteriormente é necessário verificar as dimensões do volume que são altura x largura x comprimento e multiplica-los pelo fator de cubagem, conforme a fórmula a seguir:

    (A x L x C X Fator de Cubagem)

    Exemplo:

    Um fogão de 50 quilos cujas dimensões são: 1,00 x 0,60 x 0,65 metros deve ser transportado. Calcule a cubagem desta carga:

    Utilizando o fator de cubagem para transporte rodoviário, temos:

    Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 300 = 117Kg

    Demonstrando a cubagem para demais transportes, temos:

    Aéreo

    Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 166,6667 =65Kg

    Marítimo

    Cubagem = 1,00 x 0,60 x 0,65 x 1000 = 390Kg
    Importante: Para o cálculo de cubagem deve-se estar atento as unidades de medida da carga. Isto porque algumas transportadoras trabalham com a divisão em suas formulas de calculo de cubagem conforme mostra abaixo:

    Comprimento x Largura x Altura / Fator de Cubagem

    Sendo assim, basta verificar se o peso está em gramas, quilos ou toneladas e as dimensões em centímetros, metros entre outros. Logo, quando uma transportadora informar um valor de cubagem, deve-se analisar em qual unidade de medida está está sendo mostrada e caso necessário, realizar as conversões.

    Deste modo, pode-se concluir que a cubagem é o fator determinante para as transportadoras avaliarem as questões de taxas de frete relacionadas ao peso x medidas, sendo também interessante tal conhecimento por parte do cliente que deseja transportar suas cargas.

    Ainda tem dúvidas de como calcular o valor correto do frete de acordo com as dimensões e peso do produto? Conte-nos