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Vender mais frete é o desejo de qualquer transportadora, não é mesmo? Além de ser uma meta que envolve o objetivo de elevar o número de negociações, também abrange o aumento do faturamento para que a empresa cresça cada vez mais no setor de transporte.
Mas, como é possível impulsionar as vendas da sua transportadora e fazê-la ter os melhores resultados no mercado?
Para te ajudar nesse assunto, preparamos 10 dicas práticas que vão ajudar você a vender mais frete e a obter mais destaque no mercado. Acompanhe!
A primeira dica para você começar a vender mais frete é sem dúvidas estar regulamentado para exercer a atividade de transporte. Isso envolve obrigatoriedades que vão desde o cadastro nos órgãos responsáveis até o porte de documentos fiscais durante o transporte de mercadoria do seu cliente. São documentações como as mencionadas abaixo.
É importante ter atenção: a ausência ou irregularidade desses documentos e registros podem gerar multas que atingem não apenas a transportadora, mas também o cliente que contratou o serviço de transporte e o consumidor final, que pode ter prejuízos quanto ao recebimento da sua mercadoria.
Definir o perfil do seu cliente é um ponto bastante relevante para o seu processo de prospecção. Uma vez traçadas as informações e as dores do público para o qual você quer vender seu serviço de frete, fica mais fácil de estabelecer uma comunicação mais assertiva.
Além disso, quando você identifica as necessidades que a mercadoria do seu potencial cliente precisa, você consegue analisar previamente se os seus veículos possuem estrutura para determinado transporte e ainda estuda a possibilidade de investimentos logísticos para a sua frota.
Essa terceira dica para vender mais frete pode parecer óbvia, mas é um ponto que também serve de alerta para muitas transportadoras. É que não há problema em realizar o serviço de frete para os mesmos clientes, afinal de contas, eles devem gostar do seu trabalho e confiam na qualidade do seu serviço.
Mas o processo de prospecção é algo essencial. O motivo disso é que você não sabe como estará futuramente a situação financeira e as necessidades de transporte do seu cliente, sem falar do mercado competitivo, onde um concorrente seu pode apresentar preços mais baixos. Por isso leve essa terceira dica a sério e mantenha sua carteira de clientes diversificada!
Estudar a concorrência é mais uma dica que ajuda a vender mais frete, uma vez que, ao analisar como seus concorrentes atuam, é possível entender melhor o mercado onde você quer vender seu serviço de transporte.
Você vai encontrar dados que vão indicar o que seus concorrentes estão usando como estratégia no mercado, como é a comunicação com o público-alvo, como é a divulgação dos produtos, etc. Essas informações podem ser encontradas facilmente no site e redes sociais da empresa concorrente.
Logo, esse estudo ajuda você a entender melhor o mercado, encontrar pontos fracos dos concorrentes para servir de oportunidade para sua transportadora e ainda ajuda você a ter ideias para suas estratégias de negócio.
Outra estratégia eficaz que ajuda na venda de fretes é o networking. Se você não sabe o que isso significa, networking é a construção de relações e parcerias profissionais, que além de ajudar na troca de experiências, potencializa a oportunidade de obter novos clientes por meio desse relacionamento.
Para essa dica, é possível adotar as seguintes práticas de networking:
O costume de fazer um cálculo de frete “de cabeça” ainda é um muito comum em diversas transportadoras, mas esse hábito de entregar um valor de serviço sem os detalhes de custo é prejudicial tanto para a empresa quanto para o cliente embarcador.
Além da perda de lucro que a sua transportadora pode ter ao não inserir no cálculo as taxas referentes a impostos e custos de transporte, o cliente pode desconsiderar sua oferta por não entender todos os custos que envolvem seu serviço.
Por isso que uma tabela de frete é primordial para vender mais, uma vez que você consegue fazer o cálculo rapidamente. Dessa forma, o cliente não espera horas por um orçamento e recebe uma proposta de frete apresentável.
Para ajudar nessa tarefa, você pode baixar gratuitamente nosso modelo de tabela de frete em Excel. É uma tabela pronta onde você apenas insere as informações pertinentes à sua transportadora.
O Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) é uma ferramenta essencial para qualquer transportadora que deseja ter mais controle sobre suas operações e emitir documentos fiscais de transporte facilmente.
A plataforma Hivecloud TMS, por exemplo, oferece ao gestor e à sua equipe uma visão completa dos status de mercadoria de todos os clientes, de maneira que é possível visualizar em uma única tela o encaminhamento de cada frete.
O impacto positivo na venda de frete é que as operações da transportadora ficam centralizadas no sistema, assim como diversas documentações e os dados dos clientes.
Confira no vídeo abaixo 5 funcionalidades de um bom sistema TMS!
O investimento em marketing digital nada mais é do que usar ferramentas digitais para se aproximar dos seus clientes e alcançar os novos. E não há como fugir: hoje em dia é fundamental para empresas como sua transportadora estarem presentes na internet.
Veja: imagine que um potencial cliente está no trânsito e ele tem o primeiro contato com sua empresa através da marca que está adesivada na sua frota de veículos. Mas, ao pesquisar a transportadora na internet, não encontra nenhuma informação. Isso é uma de várias oportunidades de negócio perdidas!
Por isso coloque em prática estas dicas:
Você já reparou que nos sites de avaliação de produtos como o Reclame Aqui, um dos maiores motivos de reclamação tem a ver com o atraso na entrega?
Para os contratantes do serviço de transporte, isso gera uma grande dor de cabeça. Pois, é a empresa fornecedora do produto que “leva a culpa”, mesmo que ela tenha liberado seu produto para transporte na data certa e essa etapa de entrega seja uma responsabilidade da transportadora.
Por causa desse e de outros motivos, os embarcadores exigem cada vez mais que transportadoras como a sua ofereçam um acordo de nível de serviço, a fim de garantir que problemas logísticos como esse diminuam.
Outra estratégia para melhorar a qualidade do seu serviço e continuar vendendo mais frete é usar aplicativo de monitoramento de entrega como o Hivecloud AR. Através dele, os motoristas registram ocorrências durante o transporte por meio de fotos e áudios no aplicativo. Tudo isso para que você receba informações em tempo real e informe prontamente seus clientes.
A última dica envolve duas estratégias que mencionamos ao longo desse artigo, que são o marketing digital e a tabela de frete. Essas duas ferramentas fazem parte do que há de melhor na internet para transportadoras que desejam vender mais frete de forma fácil: o Fretelink.
A plataforma de cotações online do Fretelink é visitada por embarcadores de todo Brasil que querem encontrar um serviço de frete de acordo com as necessidades da sua mercadoria e isso é feito de uma forma muito simples.
1. O seu potencial cliente acessa o site do Fretelink e descreve as informações da mercadoria e do transporte;
2. Em seguida, aparece no resultado de pesquisa as transportadoras que atendem às especificações, como modal, tipo de carga e locais de atendimento;
3. Após escolher sua empresa, ele poderá simular cotações de frete em sua página exclusiva e poderá também visualizar todas as suas opções de contato, redes sociais e site para falar com você e até mesmo fechar o negócio online.
Viu como sua transportadora pode garantir o sucesso de vendas pelo Fretelink? Cadastre-se agora para saber mais da plataforma falando com um dos nossos consultores!