Use o EDI para vender mais frete em sua transportadora

O Intercâmbio Eletrônico de Dados – EDI – tem sido cada vez mais exigido pelos embarcadores de cargas brasileiros. Mas, uma coisa que poucos gestores de transportadoras perceberam, é que é possível aproveitar o EDI para atrair mais clientes e vender mais fretes. Leia agora este artigo para saber como!

Leia também: O que é EDI?

 

EDI Aumenta o Desempenho da Entrega

O intercâmbio eletrônico de documentos (EDI) ajuda a evitar diversos erros nas operações de transporte. Isso porque os dados são copiados automaticamente de um arquivo para outro, como os campos de uma NFe serem utilizados para preencher um CTe, por exemplo.

Os erros na documentação de transporte causam diversos prejuízos, como atrasos na operação, retenção nos postos fiscais e até mesmo multas. Um erro na averbação da carga, por exemplo, pode colocar em risco toda a mercadoria, por invalidar o seguro contratado.

Dessa forma, usar o EDI torna as operações de transporte mais assertivas, o que aumenta o desempenho da entrega – e consequentemente a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito tem maiores chances de fechar novos contratos, além de ser uma fonte de recomendações, trazendo mais clientes que confiam na qualidade de seu serviço.

O uso do EDI pode ser utilizado na força de vendas para garantir uma boa taxa de desempenho na entrega e aumentar as chances de sua transportadora ser qualificada por grandes embarcadores.

 

EDI Melhora a Comunicação com o Cliente

Uma das principais queixas dos embarcadores de cargas brasileiros é a falta de informação sobre o andamento do transporte. Sua transportadora pode atrair mais clientes oferecendo o EDI como solução para geração de informações rápidas e precisas, que podem ser acompanhadas pelo embarcador em tempo real, sem intermédio de ligações ou troca de emails.

Por exemplo, ao criar faturas no formato EDI PREFAT, o mesmo utilizado pelos embarcadores, sua transportadora enviará para seu cliente um documento fácil de abrir e de compreender, pois será um documento padronizado, que o cliente já conhece e usa. Isso torna a troca de informação mais simples, ágil e sem erros.

Além disso, o compartilhamento de arquivos via EDI é obrigatório para diversos embarcadores de cargas. Se sua transportadora não utiliza, não poderá atender uma boa parcela dos embarcadores do mercado brasileiro.

 

EDI Agiliza os Processos

O compartilhamento de arquivos eletrônicos torna o processo de entrega mais ágil. Com o EDI, o cliente pode solicitar embarques e coletas com apenas alguns cliques, enviando as NFes para sua transportadora em apenas alguns segundos. Após isso, a transportadora consegue emitir o CTe e compartilhá-lo com o cliente rapidamente, de modo 100% online.

A geração de faturas e os recibos de pagamento também podem ser compartilhados facilmente no meio eletrônico. Os arquivos gerados no sistema do transportador abrem facilmente no sistema dos embarcadores e vice-versa. Tudo isso agiliza o processo de entrega e de recebimento do frete pela transportadora, permitindo que sua empresa atenda a mais clientes em menor espaço de tempo.

 

Como começar a usar o EDI

Agora que você já conheceu alguns dos benefícios que o EDI pode trazer ao seu negócio, descubra como obter todas estas vantagens usando o software hivecloud 3PL.

 

Compartilhamento fácil de arquivos

No hivecloud 3PL, sua transportadora pode compartilhar arquivos automaticamente com seus embarcadores. A ferramenta permite que o embarcador gere um embarque e envie a NFe direto para a conta de sua transportadora. Você receberá a solicitação conforme mostra a tela abaixo, podendo aceitar ou recusar o serviço com um clique de mouse.

Também é possível compartilhar eletronicamente documentos como CTes, cobranças e ocorrências de entrega, atendendo às principais exigências dos grandes embarcadores sobre a informação do transporte.

 

Informação em Tempo Real

Usando o hivecloud 3PL, todas as ocorrências sobre o transporte geradas por sua transportadora ficam à disposição do embarcador em tempo real. Para isso, basta ele acessar sua própria conta no sistema ou acompanhar através de código de rastreamento. Todas as informações sobre o transporte estão a um clique de distância e podem ser verificados por seu cliente quando ele quiser.

 

 

Integração de Sistemas

O hivecloud 3PL se integra aos principais sistemas ERP do mercado e utiliza formatos de arquivos padronizados. Com isso, você agiliza os processos de geração de arquivos, de compartilhamento e, até mesmo, de recebimento do seu frete.

Saiba mais sobre o hivecloud 3PL e experimente agora mesmo o melhor sistema para compartilhamento de arquivos fácil com seus embarcadores! 

 

Debora Trindade - Equipe Hive.cloud
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