Atender a clientes com abrangência nacional, hoje em dia, deixou de se tornar um problema. O mercado de transportadoras brasileiro vem nos permitindo algumas flexibilidades de entregas de cargas. Dentre as soluções encontradas para o cumprimento de horários, rapidez de entrega e fidelização de clientes, é a contratação de redespachantes.
Mas o que seria redespachante?
Redespachante é apenas uma prestação de serviços entre transportadores, na qual o transportador (redespachante) contrata outro transportador (redespachado) para efetuar a entrega do processo final. Ou seja, muitas vezes por falta de volume a empresa subcontrata outra com volume suficiente, dentro do trajeto para concluir a entrega.
A transportadora que opta pela contratação do redespachante terá que fazer o recolhimento de alguns impostos a mais e atentar-se a prazos de expedição de produto até o cliente. Além disso, o mais importante é que todos os trechos estejam documentados com o seu CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) correspondente e que o transporte de um determinado trecho esteja sempre acompanhado pelo DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico).
Para que a decisão de contratação do redespachante seja tomada de forma correta, separamos alguns pontos vistos como vantagens e desvantagens:
Vantagens na contratação de redespachante
– Permite ao transportador aumentar sua área de atuação. Seucampo de abrangência será bem maior;
– Realiza parcerias com outras empresas;
– Amplia o atendimento da empresa, pode se consolidar nacionalmente;
-Melhora a qualidade do serviço, através da possibilidade da empresa poder operar fora de sua área de atuação
– Pode garantir uma taxa de utilização dos ativos de transporte maior, consolida a taxa de utilização.
Desvantagens na contratação de redespachante
– Pelo fato de ser uma terceirização de parte do serviço, há uma dupla espécie de pagamento de tributos
– Reduz a lucratividade da operação, pelo fato de pagar mais impostos
Outro ponto negativo visto como uma pequena desvantagem para empresa é o redespachante virar um possível concorrente. Nesses casos o mais importante é estabelecer um contrato com cautela, descrevendo a forma de contração, impostos a serem cobrados e exclusividade de contrato.
Desta forma a transportadora fica respaldada sobre futuros conflitos de interesse de relacionamento com cliente final e garante a qualidade do serviço prestado através da abrangência no atendimento.