DistribuidoraE-commerceGestão de TransporteIndústria

10 vantagens da roteirização de entregas

6 minutos de leitura
10 vantagens da roteirização de entregas
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de março de 2023

A roteirização é uma ferramenta fundamental para empresas que precisam lidar com o alto volume de entregas e desejam otimizar esse processo, além de reduzir seus custos com transporte.

Tem dúvidas sobre essa solução e quer conhecer as vantagens para o seu negócio? Então confira este artigo com 10 benefícios da roteirização para suas entregas!

    O que é roteirização?

    A roteirização é basicamente um procedimento que informa a melhor rota para chegar a um destino. Na área logística, o destino pode ser tanto para a entrega de mercadorias quanto para uma coleta.

    Esse processo de roteirização acontece através de um software logístico, o roteirizador. Esta solução entrega de forma inteligente o melhor caminho para os veículos seguirem viagem com base em diversos fatores. Alguns deles são:

    – trânsito;
    – restrições da região onde a frota vai trafegar;
    – disponibilidade de horário dos recebedores;
    – prioridades de cada entrega;
    – jornada de trabalho dos motoristas;
    – taxas de pedágio.

    >> Saiba mais sobre o que é um roteirizador de entregas

    Para quem serve a roteirização?

    O sistema de roteirização é recomendado para empresas que realizam diversas entregas e/ou coletas no seu dia a dia, transportando sua própria carga ou utilizando o formato híbrido, isto é, faz transporte próprio e também contrata transportadoras.

    Essa rotina exige bastante eficiência logística para não comprometer as entregas e atender aos prazos estabelecidos.

    São empresas como indústrias, atacadistas e distribuidoras onde o roteirizador pode ser utilizado de forma eficiente para ajudar nessa etapa logística. 

    Quais são as vantagens de ter um sistema de roteirização?

    Podemos adiantar que existem três benefícios, considerados os pilares fundamentais envolvidos na roteirização de transporte. São eles: redução de custos logísticos, aumento do nível de serviço e maior aproveitamento da frota de veículos.

    A seguir, você vai entender os benefícios que esses e outros pontos trazem para o setor logístico de uma empresa que precisa lidar com a constante entrega das suas mercadorias.

    1. Garante planejamento logístico

    Ter um planejamento logístico das entregas que serão realizadas é fundamental para a empresa e isso é uma das primeiras vantagens oferecidas pelo roteirizador.

    Ao trabalhar com previsibilidade, o gestor pode olhar os problemas e fazer as mudanças necessárias antes mesmo da mercadoria ser colocada no veículo.

    Essa previsibilidade torna-se ainda mais necessária quando se trabalha com cargas valiosas, para as quais os prejuízos em casos de danos ou roubos são maiores ainda.

    2. Entrega a rota com o melhor trânsito

    O software de roteirização também traça as rotas com base no trânsito da região de entrega para sugerir o melhor caminho a seguir, livre de grandes engarramentos.

    Ainda assim, se durante o trajeto acontecer algum incidente que vai provocar lentidão no trânsito, uma nova rota é traçada para evitar atrasos nas entregas.

    3. Atende aos horários de entrega

    Outra vantagem do roteirizador é que ele permite que você informe as janelas de entrega dos clientes previamente, assim o sistema calcula uma rota para o veículo respeitando esses horários. 

    Dessa forma, o motorista sai para entrega respeitando os horários de recebimento de cada cliente e priorizando os que necessitam de uma entrega mais prioritária, outra funcionalidade que também pode ser previamente informada na solução.

    4. Oferece segurança no processo de entrega

    Poder calcular de forma inteligente o local e os horários por onde sua frota poderá se locomover também é uma grande vantagem quando sua empresa transporta cargas valiosas, como produtos eletrônicos, por exemplo.

    O motivo disso é que um bom sistema de roteirização é capaz de planejar rotas mais seguras em horários mais seguros, o que leva a reduzir os riscos de assaltos e passagens por estradas com estrutura comprometida.

    5. Melhora a produtividade da frota

    Outro ponto vantajoso que a roteirização proporciona é o aumento na usabilidade da frota, uma vez que o cálculo inteligente de rota também indica o veículo mais adequado para determinada viagem e a sua capacidade de carregamento.

    Com isso, é possível fazer o maior número de entregas possível em apenas uma viagem e ainda reduzir os custos com transporte, o qual falaremos mais adiante.

    6. Respeita a jornada de trabalho dos motoristas

    A roteirização avançada também colabora e atende indiretamente à jornada de trabalho do motorista de transporte de cargas em virtude dos próprios riscos que a função acarreta, como viagens de madrugada, muito tempo na estrada e regiões com risco de assalto.

    Por isso, as entregas são organizadas de acordo com o horário de trabalho disponível do motorista. Esse planejamento não apenas evita que ele trabalhe além do seu horário, como também diminui o risco de acidentes e reduz os custos com pagamento de hora extra.

    7.  Reduz os custos com transporte

    Toda a produtividade que o roteirizador proporciona ao setor logístico da empresa colabora significativamente para a redução de custos com o transporte de cargas. Isso acontece em vários componentes:

    – combustível;
    – vida útil dos pneus;
    – pagamento de horas extras;
    – manutenção dos veículos;
    – taxas de pedágios;
    – entre outros.

    >> Saiba como reduzir seus custos com transporte de carga

    8. Garante mais satisfação ao cliente

    Se tem algo que não cansamos de mencionar em nossos conteúdos é sobre a importância de um bom atendimento ao cliente durante o serviço de entrega. Como já vimos, o roteirizador garante esse ponto ao traçar uma rota que considera o horário disponível que o cliente tem. 

    Lembre-se: fazer a entrega certa no local certo e, principalmente, no horário combinado, é o compromisso fundamental que toda empresa que trabalha com transporte de cargas deve ter. Afinal de contas, o seu cliente se programou para receber a mercadoria no horário combinado.

    >> Confira: 7 dicas para não perder clientes

    9. Proporciona diferencial competitivo

    Quando você atende às expectativas dos seus clientes e até mesmo supera, isso se torna um diferencial competitivo porque você aumenta seu nível de serviço em relação aos concorrentes e passa a ser uma referência no mercado.

    Além disso, seu negócio pode ser bem recomendado de um cliente para outro apenas pela qualidade da sua entrega.

    10. Aumenta a produtividade em outros setores

    Por último, a roteirização permite que você foque sua atenção em outras atividades que o setor logístico demanda, já que parte da atividade de planejar rotas, conciliar as prioridades de entrega e analisar a capacidade dos veículos pode ser executada pelo roteirizador, a partir dos dados cadastrados.

    Assim, você direciona os esforços da sua equipe para outros procedimentos logísticos, a fim de melhorar o transporte e a distribuição da empresa.

    E aí, percebeu a importância do roteirizador? Tudo isso se torna ainda mais alcançável quando você faz um bom gerenciamento de frota, dando atenção a cada ponto que envolve a gestão dos veículos para realizar boas entregas e ainda reduzir seus custos.

    Quer saber como fazer isso? Baixe gratuitamente nosso ebook onde te entregamos 7 passos para gerenciar sua frota de forma eficiente!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    Entenda todos os elementos que influenciam não apenas no desempenho geral de seus veículos, mas também aprenda como eles podem ajudar a reduzir os gastos totais em suas operações!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.