Gestão de TransporteVeículos

Aprenda a fazer corretamente o cálculo de combustível

5 minutos de leitura
Aprenda a fazer corretamente o cálculo de combustível
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 10 de maio de 2023

O cálculo de combustível é um assunto de extrema importância para quem trabalha com gestão de frotas. Afinal, é preciso saber com exatidão quantos litros de combustível serão necessários para percorrer determinada distância, seja ela curta ou longa.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldade em realizar esse cálculo de forma correta e acabam tendo prejuízos financeiros por conta do consumo excessivo de combustível.

Por isso, preparamos este post para te ajudar a entender como fazer o cálculo de combustível corretamente e, assim, evitar problemas com gastos desnecessários e perda de eficiência da frota.

Continue lendo para aprender sobre!

    O que é Cálculo de combustível?

    Cálculo de combustível é o processo de determinar a quantidade necessária de combustível para uma determinada viagem.

    Isso é feito levando em consideração o tipo de veículo, a distância a ser percorrida, as condições climáticas, o peso da carga e outros fatores relevantes.

    Dessa forma, é importante garantir que haja combustível suficiente para a viagem sem excessos desnecessários, o que pode levar a desperdício e custos adicionais.

    Além disso, o cálculo de combustível também é importante para garantir a segurança, evitando quedas abruptas de combustível no meio da viagem, que podem resultar em problemas mecânicos e acidentes.

    Como realizar o Cálculo de combustível de caminhão?

    Para realizar o cálculo de combustível de um caminhão, é necessário levar em consideração diversos fatores, como o tipo de veículo, a distância a ser percorrida, as condições climáticas, o peso da carga, entre outros. 

    Primeiro, deve-se determinar a distância da viagem e calcular a média de consumo de combustível do caminhão. Em seguida, é preciso multiplicar a distância pelo consumo médio para obter a quantidade de combustível necessária. 

    É importante lembrar de incluir uma margem de segurança para garantir que haja combustível suficiente para a viagem sem excessos desnecessários. Além disso, também é importante atualizar o cálculo de acordo com as mudanças nas condições da viagem.

    Benefícios do Cálculo de combustível

    O cálculo de combustível é uma prática fundamental para empresas que possuem frotas de veículos, especialmente caminhões e ônibus. Além de garantir que haja combustível suficiente para uma determinada viagem, essa prática oferece diversos benefícios significativos, confira.

    Redução de custos

    Um dos principais benefícios do cálculo de combustível é a redução de custos. Ao calcular a quantidade exata de combustível necessária para cada viagem, as empresas evitam desperdícios e excessos desnecessários, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.

    Além disso, o cálculo de combustível permite que as empresas identifiquem quais veículos estão consumindo mais combustível do que o necessário e tomem medidas para reduzir esses custos.

    Melhoria na gestão de frotas

    Outro benefício importante é a melhoria na gestão de frotas. Isso porque o cálculo de combustível ajuda as empresas a manterem um registro preciso do consumo de combustível de cada veículo, permitindo que elas monitorem o desempenho da frota e identifiquem problemas potenciais antes que se tornem mais graves.

    Isso também ajuda as empresas a programar manutenções preventivas e a gerenciarem melhor o tempo de vida útil dos veículos.

    Maior eficiência na operação

    A maior eficiência na operação é outro benefício importante do cálculo de combustível.

    Ao garantir que cada veículo tenha combustível suficiente para a viagem sem excessos desnecessários, as empresas conseguem otimizar a eficiência da operação, reduzindo o tempo de parada para reabastecimento e aumentando o tempo de atividade dos veículos.

    Menor impacto ambiental

    Por fim, o cálculo de combustível também pode ter um impacto ambiental positivo. Ao reduzir o consumo desnecessário de combustível, as empresas podem reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e minimizar seu impacto ambiental.

    Além disso, a gestão eficiente de frotas pode ajudar a identificar veículos mais antigos e poluentes que precisam ser substituídos por modelos mais modernos e menos poluentes.

    Quais medidas podem reduzir o consumo de combustível? 

    Existem diversas medidas que podem ser adotadas para reduzir o consumo de combustível de veículos, tanto leves quanto pesados, tais como:

    1. Manter a manutenção do veículo em dia, garantindo que os pneus estejam calibrados e alinhados, o motor ajustado e os filtros limpos;
    2. Evitar acelerações bruscas e frenagens abruptas;
    3. Manter uma velocidade constante e adequada para as condições da via;
    4. Desligar o motor em paradas longas;
    5. Utilizar a marcha adequada para a velocidade e o terreno;
    6. Utilizar dispositivos que reduzem o arrasto aerodinâmico, como defletores de ar;
    7. Evitar transportar peso desnecessário;
    8. Utilizar combustíveis de melhor qualidade e/ou alternativos, como o biodiesel;
    9. Adotar tecnologias mais avançadas, como motores híbridos e elétricos.

    Saiba mais: como calcular o frete da transportadora para vender mais 

    Dica para fazer uma Gestão de Frotas Eficiente! 

    Se você é responsável pela gestão de frotas de uma empresa, sabe que essa tarefa pode ser desafiadora.

    Afinal, é preciso garantir que os veículos estejam sempre em bom estado, com manutenções em dia, controle de gastos e utilização eficiente dos recursos.

    Para te ajudar nessa missão, a Hivecloud preparou um infográfico com os 7 passos para uma gestão de frotas eficiente. São dicas práticas que vão te auxiliar a otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a produtividade da sua frota.

    Entre as dicas que você encontrará no infográfico, estão:

    • Realize uma gestão eficiente do combustível;
    • Invista na manutenção preventiva;
    • Acompanhe a performance dos motoristas;
    • Utilize tecnologias de gestão de frotas;
    • Faça a gestão dos custos da frota;
    • Planeje e monitore as rotas;
    • Tenha um bom controle dos documentos e licenças dos veículos.

    Com essas dicas, você poderá implementar uma gestão de frotas mais eficiente e obter melhores resultados para a sua empresa.

    Não perca mais tempo e confira agora mesmo o nosso infográfico “7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente”. Clique no link abaixo e faça o download gratuito agora mesmo!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    Entenda todos os elementos que influenciam não apenas no desempenho geral de seus veículos, mas também aprenda como eles podem ajudar a reduzir os gastos totais em suas operações!

    7 Passos para uma Gestão de Frotas Eficiente

    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.