Gestão de Transporte

O que embarcadores buscam terceirizando transporte de sua empresa?

2 minutos de leitura
O que embarcadores buscam terceirizando transporte de sua empresa?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 25 de abril de 2023

Como já falamos aqui, os embarcadores são empresas e/ou profissionais ligados a área de transporte cujo papel principal e a manutenção dos processos de transporte permitindo sua otimização através de métodos de gestão alinhados e ferramentas de TI.

Este agente é o dono da carga e com base nas necessidades geradas pelo embarcador que se decide pelo nível do serviço e pelas rotas do transporte.

Podemos destacar que o embarcador busca na sua terceirização alcançar:

    1. Minimizar custos de mão-de-obra (salários, horas extras, etc)

    Através do processo de terceirização transformamos custos fixos em variáveis e estes são proporcionais a produtividade. Um ponto a destacar são as responsabilidades que são transferidas ao prestados no que tange a mão-de-obra empregada.

    2. Custos operacionais: combustível, pneus, lubrificantes, etc.

    Assim como os custos associados a mão-de-obra todos os recursos utilizados na operação são transferidos ao prestador de serviço porem é importante destacar que parte deste acordos tem bases contratuais onde prevalece o contrato ou seja, caso você contrate um serviço de distribuição e não faça uso arcara com as despesas.

    3. Redução de impostos.

    Este ônus recai sobre o prestador de serviço com toda a transferência das responsabilidades quer seja com mão-de-obra, veículos, aluguéis, etc.

    4. Manutenção do nível de serviço.

    Trata-se de uma peça chave na relação entre o prestador e a empresa contratante. Apesar da redução dos custo ser o objeto imediato nesta relação a manutenção do nível de serviço e fundamental na operação e nesta relação entre ambos parceiros. Estrategicamente cabe as contratante exercerem um controle fiel dos parâmetros de qualidade na operação.

    As vantagens encontradas pelo embarcador no transporte rodoviário são: deslocamento porta a porta, sem necessidade de transbordo, o que possibilita um menor transit-time, atividades de produção e distribuição e o transporte a curta distância de alto valor.
    Para atingir esse objetivo, a transportadora tenta obter flexibilidade no tempo de entrega e coleta, para permitir que cargas individuais sejam consolidadas em movimentações econômicas. O cumprimento de follow-up pré-definido ira favorecer a qualidade do serviço bem como o tempo de resposta para eventuais problemas que ocorrera em meio ao processo de entrega.

    O setor de transporte rodoviário já alcança 70% da movimentação de carga em nosso pais. Isto reflete na precariedade das estradas, acidentes, etc.

    Quando comparamos com os EUA observamos os altos custos associados ao transporte em nosso pais.

    Neste processo de terceirização podemos perceber muitos pontos favoráveis na busca por prestadores de serviço porem faz necessário atenção na processo de contratação bem como no acompanhamento do processo logístico.

    Por isso, o uso de ferramentas com foco na automatização dos processos proporciona uma garantia maior nos prazos e no acompanhamento dos processos.