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Indicadores de desempenho logístico no transporte de cargas

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Indicadores de desempenho logístico no transporte de cargas
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Atualizado em 9 de dezembro de 2021

Índice

    Os indicadores de desempenho logístico, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), têm a função de medir e avaliar a performance dos processos de uma organização e apontar o que precisa de mudanças.

    Há muitos indicadores que compreendem áreas diferentes dentro da logística, mas cada empresa terá os seus próprios indicadores, já que seguem estratégias distintas.

    Para ajudar você a escolher quais deles serão efetivos no transporte de cargas de sua empresa, criamos este artigo. Conheça agora os principais indicadores de sucesso logístico!

    O que são KPIs?

    Os indicadores de desempenho logístico, ou KPIs, são métricas que indicam a eficiência da empresa no cumprimento de suas responsabilidades. Também podem ser chamados de métricas de desempenho, indicadores-chave de desempenho ou medidas de performance, dentre outros.

    A função desses indicadores é medir o nível de serviço nos diferentes processos logísticos. É  importante salientar que não se tratam de metas, mas sim da forma que os gestores medem o desempenho das atividades.

    Quais KPIs utilizar no transporte de cargas?

    A escolha de qual KPI medir reflete as atividades priorizadas pela gestão para uma alta performance.

    Para obter os indicadores corretos, devemos entender que apenas o que é medido pode ser gerenciado. Os indicadores do desempenho logístico escolhidos influenciarão todos os setores da empresa e cumprirão as estratégias desenhadas pela diretoria.

    Para isso, os indicadores de desempenho logístico precisam ser de fácil compreensão para os colaboradores. Dessa forma, eles saberão como calcular e o que devem fazer para cumprir as metas estabelecidas.

    Os KPIs ajudam a concretizar as decisões estratégicas dos executivos da empresa e também as demandas dos clientes.

    Exemplos de indicadores de desempenho logístico

    Há um universo de indicadores, mas escolhemos alguns que levam em conta o financeiro, o ponto de vista dos clientes e processos internos.

    Custo Operacional Total

    Esta métrica indica o valor do custo operacional total com transporte de cargas. Fazer avaliações mensais ou trimestrais é importante, pois o setor de transporte de cargas tem um alto custo de operação, se o avaliarmos em setores como o comércio ou a indústria.

    Mão de Obra no Custo Total

    O custo com colaboradores em relação ao custo total com o transporte também pode ser um importante indicador para sua empresa. É possível avaliar, por exemplo, se há alguma atividade que pode ser automatizada para aumentar a eficiência, ou se existem ferramentas que podem aumentar a produtividade de determinada função.

    Reentregas, devoluções ou outras inconformidades

    A taxa de inconformidades é um indicador que demonstra um potencial de melhoria na entrega. Ao se estudar este indicador, é possível antecipar e evitar problemas que costumam causar grandes prejuízos no setor de transporte de cargas.

    Entregas feitas dentro do prazo

    Muitos imprevistos podem surgir no caminho da entrega, como um bloqueio na rodovia ou o caminhão quebrar. Por isso, usar um indicador para medir mensalmente a quantidade de entregas feita dentro e fora do prazo estabelecido é importante para aprender a evitar os prejuízos relacionados.

    Tempo de espera para a resolução de problemas

    Com o intuito de evitar a insatisfação de seus clientes, você pode utilizar um indicador para medir quanto tempo sua empresa leva na resolução de problemas. Assim, você saberá quando e como deve cobrar sua equipe.

    A importância de acompanhar os KPIs no transporte de cargas

    Ter uma logística de qualidade e em constante melhoria é fundamental para manter os processos internos alinhados e atender a demanda do cliente. Por isso, entender os principais indicadores de desempenho logístico proporcionará diversos benefícios. Entre eles, os mais relevantes são:

    • Melhoria contínua no desempenho da organização;
    • Números reais e precisos para ajudar na tomada de decisão;
    • Levantamento assertivo dos resultados aos sócios, colaboradores e, até mesmo, clientes.

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