Documentos FiscaisEDILogística

CONEMB: pra que serve esse arquivo EDI?

4 minutos de leitura
CONEMB: pra que serve esse arquivo EDI?
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 30 de janeiro de 2024

O CONEMB (Conhecimentos Embarcados) é mais um arquivo EDI (Electronic Data Interchange ou em livre tradução, Intercâmbio Eletrônica de Dados) que, na prática, funciona como o processo de troca de informações entre computadores ou sistemas.

Com o EDI é possível transmitir qualquer tipo de arquivo eletrônico, sejam notas fiscais, CTes, manifesto de carga, entre outros. Além de não haver a necessidade de digitação, substituindo e-mail e correio, tornando o processo muito mais prático.

Ao longo desse conteúdo aprofundaremos mais sobre o CONEMB, o que é e para que serve. Continue neste post para aprender sobre: 

  • O que é um arquivo CONEMB
  • Entenda a importância do arquivo CONEMB
  • O que é preciso para emitir CONEMB
  • Quais são os outros tipos de Arquivo EDI
  • Adquira seu EDI Hivecloud! 

Conheça os benefícios do EDI para sua transportadora 

    O que é um arquivo CONEMB?

    CONEMB é a sigla para Conhecimentos Embarcados, um arquivo EDI padrão Proceda (uma das opções de Layout EDI para a padronização dos documentos) onde constam os dados do CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

    Esse arquivo é enviado pelo transportador e quem recebe é o embarcador (contratante do frete). Em casos de redespacho, a transportadora pode enviar o CONEMB para outra transportadora parceira.

    Entenda a importância do arquivo CONEMB

    O CONEMB facilita o processo de troca de informações entre transportadoras e seus clientes, proporcionando mais agilidade e confiança nos serviços prestados.

    Por mais que o CONEMB não seja um documento obrigatório, cada vez mais as empresas que contratam serviços de transporte estão optando por instituições que possuam sistemas que gerem e emitem arquivos EDI para tornar as operações mais seguras e práticas.

    Esse documento confere mais agilidade ao transportador na hora de compartilhar os dados dos CTes emitidos e que serão embarcados. Como são unificadas todas as informações em apenas um documento, promove uma comunicação mais direta e simples, uma vez que deixa de demandar a geração e o envio de outros arquivos como XML, DACTE e CTe,

    Dessa forma, conheça alguns dos benefícios que o uso do CONEMB pode trazer para a sua operação.

    Reduz custos

    Com o CONEMB, os custos com impressões, arquivamento e recuperação de documentos são reduzidos ou até mesmo eliminados. Assim como também são reduzidos os custos administrativos, além do tempo gasto com atividades operacionais e manuais.

    Agiliza a troca de informações

    Enviar o arquivo CONEMB automaticamente faz com que a comunicação com os clientes se torne mais rápida, assim não sendo mais necessário enviar as DACTEs ou XML do CTe por e-mail.

    Contribui para a produtividade da equipe

    Utilizar o EDI pode trazer melhorias e até mesmo vantagem competitiva à sua empresa, melhorando a qualidade do relacionamento com seus parceiros de negócios, trazendo mais transparência na relação e evitando possíveis desentendimentos.

    Reduz chances de erros 

    A utilização de dados previamente lançados para gerar o documento e o arquivo, no mesmo padrão, resulta numa redução significativa nas possibilidades de erros.

    Dessa forma, não há o risco de acontecerem problemas gerados por erros de digitação ou esquecimento de algum dado importante, situações essas que poderiam causar falhas no transporte das mercadorias, logo, o tempo é poupado e retrabalhos evitados. 

    O que é preciso para emitir CONEMB?

    Para começar a emitir o CONEMB é necessário adquirir um sistema com a tecnologia EDI.

    Também é importante entender que toda a operação do negócio passará por uma grande mudança e todos os colaboradores precisam contribuir para que isso aconteça da melhor maneira possível.
    Quais são os outros tipos de Arquivo EDI?

    Ao total existem cinco tipos de arquivos EDI que são utilizados por transportadoras, são eles: NOTFIS, CONEMB, DOCCOB, OCOREN E PREFAT. Cada um deles possui informações diferentes referente a cada etapa do processo logístico, confira abaixo essas especificações.

    NOTFIS

    Arquivo que lista os dados das notas fiscais que o contratante do frete (embarcador) emitiu.

    CONEMB

    Lista com os CTes (Conhecimentos de Transporte) embarcados.

    OCOREN

    É onde são apresentadas as ocorrências e o status da entrega.

    DOCCOB

    Um documento de cobrança que a transportadora emite e apresenta para que o cliente possa efetuar o pagamento pelos serviços prestados.

    PREFAT

    O nome diz tudo! É uma pré-fatura que o embarcador emite e envia para a transportadora contendo a lista com os CTes (Conhecimento de Transporte) e romaneios que foram conferidos para que a cobrança do serviço seja realizada.

    Adquira seu EDI!

    Invista em ferramentas que otimizem os processos de sua empresa, com mais tecnologia e rapidez nas ações. Com o EDI sua transportadora se integra aos maiores clientes do mercado, além de permitir o compartilhamento de arquivos sem erros, como faturas, nota fiscal, catálogos de preços, inventários, recibos e tantos outros.

    Faça parte dessa evolução!