Documentos Fiscais

O que é Sintegra, para que serve e como consultar de forma rápida. Entenda!

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O que é Sintegra, para que serve e como consultar de forma rápida. Entenda!
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 19 de novembro de 2024

Você já ouviu falar do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, o SINTEGRA? Essa é uma plataforma fundamental para reduzir irregularidades e garantir que as transações comerciais, como o ICMS, sejam recolhidos corretamente.

Como se trata de um requisito fiscal estadual, a exigência do seu uso varia conforme a legislação de cada estado.

No entanto, de modo geral, a regra é que todos os contribuintes do ICMS devem enviar o SINTEGRA por ele está diretamente vinculado à emissão de documentos fiscais nas operações comerciais de mercadorias.

Quer aprender mais sobre esse sistema? Continue neste post que vamos te ensinar!

    O que é o Sintegra?

    É comum que muitos tenham dúvidas sobre o que é Sintegra no dia a dia de uma operação.

    Essa é uma plataforma desenvolvida para simplificar e centralizar o controle das operações interestaduais. Seu principal objetivo é compartilhar informações fiscais entre empresas e os órgãos estaduais de fiscalização, como a SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

    Por meio desse sistema, é possível acompanhar operações de compra e venda, prestação de serviços de transporte e outras transações sujeitas ao ICMS.

    Quem deve utilizar o Sintegra?

    De maneira geral, todos os contribuintes do ICMS que utilizam sistemas de emissão de documentos fiscais precisam enviar mensalmente os arquivos do Sintegra. Contudo, existem exceções:

    • MEIs (Microempreendedores Individuais);
    • Empresas obrigadas exclusivamente ao uso da NFe (Nota Fiscal Eletrônica);
    • Contribuintes que já entregam a EFD (Escrituração Fiscal Digital).

    Mesmo empresas optantes pelo Simples Nacional devem atender às exigências do Sintegra caso utilizem sistemas eletrônicos para registro e escrituração fiscal.

    O pode ser informado no Sintegra?

    Como dito, o Sintegra é responsável por registrar e comunicar informações sobre todas as operações de compra, venda e prestação de serviços realizadas, seja em âmbito interestadual quanto interno.

    No registro, podem ser incluídos os seguintes documentos fiscais abaixo:

    • Nota Fiscal (modelos 1 e 1-A);
    • Nota Fiscal de Venda a Consumidor (modelo 2);
    • Nota Fiscal de Produtor (modelo 4);
    • Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (modelo 6);
    • Nota Fiscal de Serviços de Transporte (modelo 7);
    • Nota Fiscal eletrônica (modelo 55);
    • Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (modelo 65);
    • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (modelo 8);
    • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas (modelo 9);
    • Conhecimento Aéreo (modelo 10);
    • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas (modelo 11);
    • Conhecimento de Transporte eletrônico (modelo 57);
    • Conhecimento de Transporte eletrônico para Outros Serviços – CTe OS (modelo 67);
    • Nota Fiscal de Serviço de Comunicação (modelo 21);
    • Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações (modelo 22);
    • Cupom Fiscal;
    • Cupom Fiscal emitido por Ponto de Venda (PDV);
    • Bilhete de Passagem Rodoviário (modelo 13);
    • Bilhete de Passagem Aquaviário (modelo 14);
    • Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem (modelo 15);
    • Bilhete de Passagem Ferroviário (modelo 16);
    • Autorização de Carregamento e Transporte (modelo 24);
    • Despacho de Transporte (modelo 17);
    • Manifesto de Carga (modelo 25);
    • Ordem de Coleta de Carga (modelo 20);
    • Resumo do Movimento Diário (modelo 18).

    Na prática, esses registros garantem o controle e a rastreabilidade das operações fiscais, proporcionando mais transparência e segurança nas transações realizadas.

    Para que serve o Sintegra?

    O Sintegra desempenha um papel fundamental na gestão fiscal das empresas e na fiscalização das receitas estaduais. Algumas das principais funcionalidades são:

    1. Permitir a emissão de documentos fiscais

    O cadastro no Sintegra é obrigatório para empresas que precisam emitir NFe, CTe ou MDFe. O sistema registra os arquivos XML gerados pelas transações e os compartilha com o fisco, garantindo a conformidade com a legislação tributária.

    2. Facilitar a gestão fiscal

    Com as informações centralizadas, as empresas conseguem acompanhar suas obrigações fiscais de forma mais prática, reduzindo erros e agilizando o processamento de dados.

    3. Garantir segurança e transparência

    O Sintegra assegura que todas as transações sejam registradas corretamente, reduzindo irregularidades fiscais e aumentando a confiabilidade nos negócios.

    4. Permitir acesso a dados fiscais importantes

    Empresas e órgãos fiscais têm acesso a informações relevantes, como registros de mercadorias e serviços, de maneira rápida e segura.

    Como se cadastrar no Sintegra?

    O cadastro no Sintegra é feito por meio do site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado onde sua empresa está registrada. Siga os passos:

    1. Acesse o site da SEFAZ do seu estado;
    2. Localize a opção relacionada ao cadastro no Sintegra;
    3. Preencha as informações solicitadas;
    4. Conclua o processo de registro seguindo as instruções exibidas.

    Após o cadastro, sua empresa estará habilitada a emitir documentos fiscais e cumprir com as obrigações tributárias.

    Como consultar Inscrição Estadual (IE) no Sintegra?

    Para fazer uma consulta da Inscrição Estadual no Sintegra, siga os passos abaixo: 

    Acesse o site do Sintegra:

    O primeiro passo é acessar o site do Sintegra para realizar a consulta. 

    Selecione o estado em que a sua empresa está sediada

    Aparecerá um mapa do Brasil, como na imagem abaixo. Dessa forma, basta clicar no Estado em que a Inscrição Estadual está cadastrada. Também há opção de procurar na lista de Estados que se encontra à direita, caso seja mais fácil.

    Preencha dados

    A página exibirá um formulário para você preencher o tipo de documento – CCE, CNPJ, CPF, que você usará para consultar a IE – Inscrição Estadual.

    Saiba mais sobre Inscrição Estadual 

    Fazer essa consulta é importante, também, para identificar se você está apto para emitir CTe e MDFe.

    A importância de usar o Sintegra

    Por ter uso obrigatório, muitas empresas aproveitam diversas vantagens do Sintegra.

    Algumas delas são: segurança em transações comerciais; transparência para arrecadar ICMS; eficiência na fiscalização e redução de custos para gerir impostos.

    Outro ponto que merece destaque é que com o Sintegra, as empresas puderam começar a emitir NFe. Além disso, o governo também se beneficia, por justamente ter uma rapidez e praticidade maior para conferir os dados fiscais das empresas.

    Como a Hivecloud pode ajudar?

    Manter-se em dia com as obrigações fiscais é fundamental para o sucesso da sua empresa. Para ajudar nisso, a Hivecloud oferece softwares emissores de documentos fiscais que atendem às exigências da SEFAZ de maneira prática e eficiente.

    Com mais de 15 anos de experiência, nossos emissores simplificam a emissão de CTe e MDFe para transportadores de cargas, além de empresas carga própria.

    Em síntese, entender o que é Sintegra é fundamental para empresas que operam com transações interestaduais. Além disso, compreender como ele funciona e garantir sua regularidade no sistema é essencial para evitar problemas fiscais e aproveitar suas vantagens.

    Está buscando uma solução confiável para emitir documentos fiscais e integrar suas operações ao Sintegra?

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