DistribuidoraLogística

Tudo sobre Ponto de Pedido: saiba como funciona 

5 minutos de leitura
Tudo sobre Ponto de Pedido: saiba como funciona 
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023

O cálculo de ponto de pedido é uma conduta preventiva, onde é possível prever imprevistos nas demandas de serviço e evitar problemas. Você já fez o uso desse cálculo e sabe como utilizá-lo de forma eficiente?

Saiba que entender o que é o ponto de pedido é fundamental para garantir o estoque mínimo para atender a demanda que surgir. Quer entender melhor como funciona essa estratégia?

Continue a ler este post e entenda:

  • O que é ponto de pedido;
  • Como fazer o cálculo dele;
  • Qual a sua importância;
  • Como esse processo pode contribuir positivamente no faturamento da sua operação. 

    O que é ponto de pedido?

    O ponto de pedido é como se chama o momento ideal para realizar uma nova compra de estoque. Essa medida preventiva ajuda a evitar imprevistos nas demandas de serviço e a impedir possíveis problemas. Além disso, essa operação precisa ser realizada de acordo com a demanda do negócio. 

    De maneira mais simples, o ponto de pedido é o número que retrata o estoque mínimo para um produto. Por isso, é preciso ter atenção às saídas dos produtos na sua empresa. Dessa forma, com o número mínimo do estoque atingido, o pedido de reposição deve ser feito junto aos fornecedores para que não haja gargalos.

    Uma das dificuldades que pode surgir é realizar o cálculo de maneira precisa, levando em consideração as variáveis do negócio. 

    Para chegar a esse número é preciso levar em consideração o estoque e o prazo do item a ser enviado pelo fornecedor, por exemplo.

    Uma vez que o ponto de pedido é colocado em prática, as empresas conseguem se preparar melhor para os seus processos, tendo resultados ainda mais positivos.

    Saiba como controlar o estoque da sua loja virtual 

    Qual a importância do ponto de pedido?

    Muitos não sabem, mas é através do ponto de pedido que o reabastecimento é feito no armazém.

    Quando isso é feito de forma correta, a empresa consegue ter tempo para repor mercadorias e identificar quais escolhas serão feitas. Consequentemente, a empresa passará a ter uma imagem mais preservada, terá maior segurança para fechar negócios, além de desenvolver um controle maior do estoque. 

    Quando há problemas na organização, vários prejuízos podem surgir, como nível de confiança baixo na marca, compras desnecessárias, estoque em excesso e, consequentemente, perda de material por vencimento.  

    Justamente por esses e outros problemas o ponto de pedido se torna tão importante para as empresas. 

    Como calcular o ponto de pedido?

    O cálculo do ponto de pedido é feito para alcançar o equilíbrio entre o custo do investimento da mercadoria e o risco de stockout (falta de estoque). Sendo assim, utiliza-se a seguinte fórmula:

    Ponto de pedido = estoque de segurança + (consumo médio x lead time)

    O que nos leva à explicação de outros conceitos ligados a esse indicador:

    Estoque de segurança: É o número mínimo de itens para não ocasionar prejuízos. Ou seja: a quantidade necessária de produtos para evitar faltas de estoque diante da variabilidade da demanda e a incerteza do ressuprimento.

    Consumo médio: Trata-se da média diária pela qual a mercadoria é consumida. Utilize um sistema WMS para acompanhar o fluxo de itens e conseguir calcular esse indicativo. 

    Lead Time: Período total entre o pedido feito pelo cliente até que o item seja enviado para o consumidor. Muitas empresas estão investindo na intralogística para melhorarem esse indicador, pois isso significa otimização de processos e redução de desperdícios.

    Com esses conceitos, podemos seguir para um exemplo prático.

    Vamos imaginar que sua empresa venda produtos para cozinha, como panelas. Por dia, são vendidos 500 itens e o fornecedor leva 7 dias para enviar novas remessas para o armazém. Dessa forma, se o estoque mínimo for de 2.000, o ponto de pedido é calculado da seguinte forma: 

    Ponto de pedido = 2000 + (500 x 7) = 2.000 + 3.500 = 5.500. 

    Assim, neste exemplo, toda vez que o estoque atingir cinco mil e quinhentas unidades de panelas, é preciso acionar o fornecedor. Além de fazer esse cálculo, é interessante acompanhar a organização e capacidade do armazém. Com isso, se ele estiver ficando vazio, pode ser indicativo de que está na hora de fazer um novo pedido. 

    Dicas para realizar o ponto de pedido de maneira eficaz

    Existem várias medidas para realizar o ponto de pedido de maneira eficaz. Sendo assim, separamos algumas dicas importantes que ajudam a calcular esse ponto de pedido. Confira abaixo:

    Realize um controle de estoque efetivo

    Ter um controle de estoque efetivo é necessário para estabelecer processos rígidos de acompanhamento de entradas e saídas da organização. Dessa forma, há como saber quando os produtos estiverem próximos de acabar. 

    Se não for um controle confiável, por mais que haja outros itens calculados de forma bem feita, não haverá segurança de que o seu estoque mínimo estará disponível para garantir a demanda que surgir até que uma nova remessa de produtos chegue. 

    Utilize sistemas de gestão

    Use a tecnologia ao seu favor! Para automatizar os processos, é ideal implementar um sistema de gestão. Afinal, cada etapa do processo deve ser registrada e acompanhada da mesma forma no sistema. Essa ação diminui o potencial de erros e facilita para que as tarefas sejam automatizadas no dia a dia. 

    Tenha cadastro de fornecedores atualizado

    O cadastro de fornecedores precisa estar sempre completo e atualizado, pois com isso é possível fazer cotações para o seu próximo pedido. Além disso, também é importante criar um processo para fazer conferência trimestralmente se o tempo necessário para a fabricação e entrega dos produtos que você consome aumentou ou diminuiu. 

    Agora que você já sabe o que é o ponto de pedido e como pode ter resultados positivos em sua operação logística implementando esse processo, para continuar obtendo bons resultados, saiba quanto custa o transporte de cargas para sua empresa e aprenda a identificar qual o tamanho dos gastos com logística em empresas como a sua.

    Dessa forma, isso fará com que o valor do frete fique caro ou barato, e como as organizações estão avaliando uma redução dos custos com frete. 

    Baixe gratuitamente o infográfico e reduza os seus custos hoje mesmo

    Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe-o com os amigos! Até a próxima!