Gestão de Transporte

Frete CIF: o que é, para o que serve e quando utilizar na sua operação

5 minutos de leitura
Frete CIF: o que é, para o que serve e quando utilizar na sua operação
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 26 de abril de 2023

O frete CIF tem se tornado uma modalidade de frete muito comum nas operações. Sobretudo, para quem trabalha no setor de transporte de cargas. 

Afinal, ele pode ser um fator decisivo para qualquer compra feita à distância, visto que a qualidade da entrega e o valor são determinantes para a experiência do consumidor.

E, para oferecer um excelente serviço é preciso conhecer a fundo os tipos de frete

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo super completo e didático que vai te fazer entender na prática o que é o frete CIF, para o que serve e quando utilizá-lo em sua operação.

Vamos começar? Boa leitura!

    O que é frete CIF?

    Antes de tudo, você precisa entender a origem da sigla CIF. 

    CIF é uma sigla em inglês que significa “cost, insurance and freight”, ao traduzirmos para o português significa “custo, seguro e frete”

    Ou seja, essa modalidade de frete é paga na origem da compra de uma determinada mercadoria.

    Sendo assim, o vendedor é o grande responsável pelos riscos e custos do transporte até a entrega da carga ao destinatário. 

    Normalmente, o cliente prefere usar o frete CIF, pois não precisará lidar com burocracias e outros detalhes como quem transportará a carga, empacotamento, dentre outros pontos.

    Por ser uma modalidade de frete em que o vendedor (fornecedor da mercadoria) é quem é o responsável por fazer o envio dos itens, o CIF é bastante utilizado em negócios B2C por ter um alto volume de rotatividade de produtos para clientes diferentes. 

    Um grande exemplo disso são os e-commerce, onde o cliente final paga pelos itens juntamente com o custo do frete e o responsável pelo despacho da mercadoria é o próprio fornecedor.

    Sendo assim, em caso de problemas como atrasos e riscos de danos à mercadoria, toda a responsabilidade é da loja e não do cliente. 

    Quando é indicado contratar o frete CIF?

    Como vimos anteriormente, esta modalidade de frete é mais comum e recomendado para negócios B2C.

    Ou seja, compras diretas entre o fornecedor e o cliente final. 

    Mesmo que o custo do produto fique um pouco mais alto quando comparado à modalidade frete FOB, ainda assim, é mais vantajoso para o consumidor, visto que ele não precisa se preocupar com toda a burocracia e logística da entrega da sua mercadoria.

    Afinal, é o próprio vendedor que é responsável por cuidar de tudo até o embarque da carga no transporte principal.

    Lembrando que, na hora de optar pelo frete CIF é de suma importância que a escolha da modalidade em si esteja relacionada diretamente ao tipo e grau de responsabilidade sobre o transporte daquela mercadoria.

    Imagina você, transportadora, fazer o envio de uma mercadoria de alto risco e custo para um determinado cliente. Você prefere ser o grande responsável pelo envio e trajeto ou deixar a responsabilidade com o seu cliente? Pense nisso.

    A ideia aqui é que você tenha em mente quais clientes valem a pena optar pelo frete CIF e quais optar pelo frete FOB. Se você lida com negócios B2B, muito provavelmente o FOB se adeque melhor e resguarde mais sua empresa do que o frete CIF. Portanto, muita atenção neste ponto!

    Vale ressaltar que, no caso de um embarcador que faz envio em grande volume e escala para diferentes regiões, torna-se mais rentável um contrato de frete CIF com uma transportadora, pois nesse caso ele não precisa lidar com diferentes transportadoras, diminuindo custo, tempo e processo burocrático como logística.

    Quem paga o frete CIF? 

    O responsável por pagar o frete CIF no final das contas é o consumidor final (embarcador). 

    Normalmente o valor do serviço do frete está incluso no valor total da compra entre um acordo direto entre o vendedor e seu cliente.  

    Porém, toda a responsabilidade do envio, logística e transporte da carga cabe unicamente ao vendedor. 

    Neste tipo de modalidade a única responsabilidade do cliente é, de fato, realizar o pagamento da mercadoria juntamente do frete.

    Portanto, a cobrança não está inclusa no preço do produto e não há um valor especificado na nota fiscal. 

    O preço indicado na NF surge do cálculo de tributos como PIS, IPI, COFINS E ICMS.

    Vale ressaltar também que, neste tipo de frete, é de extrema importância que a empresa disponibilize o código de rastreamento da mercadoria para manter o cliente informado sobre o andamento da entrega. 

    Pois, além de dar mais transparência e tranquilidade ao cliente, torna a experiência de compra muito melhor e positiva. 

    Qual a diferença entre frete CIF e frete FOB?

    A grande diferença entre o frete CIF e o FOB é o grande responsável pelo envio, logística e riscos com as mercadorias. Mas, como assim?

    Na modalidade frete FOB, a responsabilidade da logística fica a cargo do comprador da mercadoria. 

    Logo, o próprio consumidor é quem cuida de todo o processo de negociação e contratação da transportadora, bem como a contratação de um seguro e o pagamento do frete.

    Leia agora: O que é seguro de carga e como contratar uma seguradora

    Por sua vez, na modalidade frete CIF, a responsabilidade de toda a logística, entrega e riscos com a carga é do vendedor.  

    Visto que, é o próprio vendedor quem é responsável por contratar uma transportadora para realizar os envios dos itens de seus clientes ou de fazer o seu próprio transporte de carga.

    Quais são as vantagens dessa modalidade?

    Assim como toda modalidade, o frete CIF também tem suas vantagens tanto para o consumidor final quanto para a transportadora ou a empresa que realiza seu próprio transporte de cargas. 

    As principais vantagens são:

    • Logística: o cliente não se encarrega de nenhum processo logístico do transporte de sua mercadoria; 
    • Praticidade: o cliente fica por dentro de tudo que acontece com sua carga sem se preocupar com maiores responsabilidades, visto que cabe ao vendedor definir prazo e ter cuidado com os itens; 
    • Facilidade: o vendedor consegue ter maior controle dos despachos das mercadorias de seus clientes, visto que o processo de envio é realizado pela empresa que vende, possuindo mais controle e acompanhamento de tudo que sai do armazém até a sua chegada ao cliente.

    #DicaHive

    Caso você tenha identificado que a melhor opção para a sua operação é o frete CIF, saiba que é preciso emitir um Manifesto Eletrônico para realizar o transporte de carga própria, visto que é uma lei brasileira em vigor para as transportadoras ou empresas que façam seu próprio envio de mercadorias. 

    Por isso, recomendamos o uso de um sistema emissor de MDF-e 100% online e que desburocratize todo o processo de emissão para você, facilitando a sua rotina de trabalho. Teste grátis agora mesmo.

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis

    Experimente agora o emissor de MDFe mais rápido do mercado!

    Faça sua primeira emissão de MDFe grátis
    *Ao inscrever-se, você aceita nossos Termos de Uso.