Gestão de TransporteTransportadora

5 erros de gestão financeira mais cometidos pelas transportadoras

4 minutos de leitura
5 erros de gestão financeira mais cometidos pelas transportadoras
Hivecloud
Escrito por:
Atualizado em 14 de setembro de 2023

O setor financeiro das transportadoras traz desafios, sendo um deles manter uma boa gestão financeira para evitar uma série de situações que comprometem a saúde do negócio e levam a erros recorrentes.

Por isso, separamos para você conferir os 5 erros mais cometidos na gestão financeira das transportadoras.

Explicaremos como evitá-los para ter mais desempenho em suas finanças de agora em diante. Confira nossas sugestões!

    1. Não registrar as operações realizadas

    A chave para uma boa gestão financeira das transportadoras está no registro. É importante registrar cada detalhe relativo aos investimentos e custos necessários para desempenhar as operações da sua empresa. Dessa forma, é possível analisar como vai sua saúde financeira ao longo do tempo.

    Embarques, coletas e entregas englobam uma série de operações menores que precisam ser bem pontuadas e contabilizadas.

    As transportadoras que não realizam o registro de suas operações são incapazes de identificar, exatamente, quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo do caixa. Consequentemente, não conseguem ter um fluxo financeiro eficiente e voltado para aprimorar o desempenho geral do negócio.

    Não importa se você é um transportador autônomo ou se possui uma empresa com centenas de funcionários. Hoje é possível contar com uma boa variedade de ferramentas para realizar o registro de suas operações e assim conseguir controlar seu desempenho empresarial ao longo do ano.

    O ideal é registrar os diferentes tipos de ativos e passivos, utilizando uma boa ferramenta de gestão financeira, e ao final de cada período realizar um balanço para determinar onde é possível lucrar mais.

    2. Não acompanhar o processo de entrega

    Outro erro comum na gestão financeira das transportadoras é não acompanhar o processo de entrega, o qual é levado muito a sério pelos clientes e é determinante para que haja uma nova contratação de seus serviços de transporte.

    Isso porque desde o início da expedição até a chegada da carga em seu destino, existe uma série de custos envolvidos, seja direta ou indiretamente. Os custos com embalagem, veículos, pessoal, a área para ordenar as encomendas, as documentações necessárias para a realização da entrega e muito mais.

    Também é essencial para o cliente acompanhar cada uma das etapas do processo de entrega, pois a maioria se planeja para receber a mercadoria. Dessa forma, investir em ferramentas de gerenciamento de transporte que ofereçam funcionalidades de acompanhamento do frete são ações que merecem atenção.

    3. Perder dinheiro no valor do frete

    O cálculo do frete é uma decisão estratégica no ramo dos transportes. Mas é comum que os empresários renunciem a sua lucratividade em um determinado contrato visando compensar em contratos que devem vir em consequência.

    Em muitas situações, essa decisão ocorre de maneira pouco planejada, de modo que a transportadora acaba correndo muitos riscos com o valor do frete que estabeleceu.

    Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio entre aproveitar as oportunidades e correr riscos. Tanto a demora na cotação, quanto a cobrança de um valor alto podem resultar na perda da oportunidade de prestar o serviço.

    Por outro lado, cobrar um valor baixo demais pode levar ao endividamento do seu negócio. Por isso, é preciso dar bastante atenção ao cálculo do valor do frete durante a gestão financeira da sua transportadora.

    4. Fazer cálculo manual de frete

    Fazer o cálculo do frete de forma manual é outra falha de gestão financeira bastante comum nas transportadoras, visto que isso pode facilmente levar a erros, principalmente se são consideradas muitas tarifas em sua tabela de frete.

    Mas, ao otimizar esse processo, a transportadora evita erros de preços que quando muito altos, podem trazer insatisfação ao cliente; e, quando mais baixos, comprometem o fluxo de caixa da empresa.

    Por essa razão, é importante contar com uma ferramenta que auxilie no cálculo do custo do frete, incluindo o cálculo dos tributos, alíquotas e outras particularidades dos impostos que incidem sobre o serviço, como o ICMS.

    5. Não medir corretamente o desempenho da empresa

    O último dos 5 erros de gestão financeira mais cometidos pelas transportadoras está nos indicadores de desempenho que são ferramentas frequentemente deixadas de lado.

    Principalmente pelos pequenos transportadores devido à dificuldade em entender como eles funcionam e como podem contribuir para o crescimento do negócio.

    Mas eles existem justamente para auxiliar os profissionais a identificarem como desempenhar um trabalho de cada vez maior qualidade e assim, aumentar a margem de lucratividade da empresa. Por isso, compreendê-los e colocá-los em prática faz toda a diferença.

    Para ajudar nessa tarefa, existem diversos indicadores possíveis de se analisar, como os KPIs (Indicador-chave de Desempenho) que devem ser escolhidos de acordo com as prioridades da sua empresa.

    Também é possível avaliar o prazo médio de recebimento, a margem de contribuição e, claro, os indicadores que seus clientes mais observam, como sua taxa de atrasos, danos à mercadoria e qualidade no atendimento.

    Eliminando os erros de gestão da sua transportadora

    Todos os erros ligados a gestão de uma transportadora podem ser eliminados em um único lugar com o nsdocs. Nele é possível fazer importação automática de dados, melhorar a organização de documentos e, ainda, contar com toda a segurança dos dados na nuvem.