Transportadora

Confira as vantagens do sistema TMS na gestão de frota

5 minutos de leitura
Confira as vantagens do sistema TMS na gestão de frota
Daniel Brasil
Escrito por:
Atualizado em 9 de agosto de 2022

Índice

    Se você cuida de uma transportadora, com certeza já se deparou com desafios na gestão de frota. Afinal, além de toda documentação para emitir antes de fazer os fretes, é preciso também cuidar dos veículos para evitar prejuízos estruturais, fiscais e financeiros. Essas são duas tarefas que podem estar centralizadas em única solução como o TMS.

    No artigo de hoje, vamos mostrar a relação de um sistema TMS na gestão de frota e como a ferramenta ajuda a melhorar o desempenho das operações de transporte.

    O que é o sistema TMS?

    Antes de tudo, vale explicar o conceito do sistema TMS para quem ainda desconhece a ferramenta.

    O Sistema de Gestão de Transporte (TMS) é um software criado para gerenciar todo o processo de transporte de forma muito simples e prática das transportadoras.

    Nele, é possível visualizar e controlar as operações e as entregas realizadas amplamente, pois a ferramenta reúne diversas operações que ainda costumam ser realizadas em ambientes separados e agrupa em um único lugar.

    Além disso, e não menos importante, a plataforma é responsável pela emissão dos principais documentos para o transporte de cargas, como CTe, MDFe, CIOT, averbação de carga, etc.

    A vantagem de ter diversas atividades como essas em uma única solução garante mais agilidade nas atividades do dia a dia e ajuda transportadoras a torná-las ainda mais competitivas. Isso porque a qualidade do serviço tende a aumentar e, com isso, a satisfação do cliente também.

    Como funciona o TMS?

    pessoa navegando no sistema tms

    O sistema TMS é online e pode ser acessado de qualquer computador, sem precisar baixar algum programa.

    Na prática, é possível alterar o status da entrega a partir de uma tela que permite uma visualização ampla da situação de todos os clientes da empresa, e o melhor é que o software é capaz de se adaptar à realidade de cada uma.

    Vale ressaltar que, através de um sistema mais completo, todas as operações são centralizadas em uma única tela e dá para saber em quais etapas elas se encontram, como:

    • Orçamentos realizados;
    • Coletas em execução;
    • Entregas pendentes;
    • Embarques em execução;
    • Entregas confirmadas;
    • Faturas em aberto.

    Muito completo, não é mesmo? 

    Importância do sistema TMS na logística de transportadoras

    As transportadoras podem contar com essa tecnologia para ter uma visão integrada do seu negócio e garantir inúmeras vantagens quando o assunto é otimizar a rotina de operações.

    Por exemplo:

    • Possibilita mais controle sobre as entregas gerenciando altos volumes de informações;
    • Permite a emissão rápida de documentos de transporte como CTe e MDFe;
    • Realiza o monitoramento e rastreio em tempo real dos veículos e entregas;
    • Faz integração com plataforma de seguradoras para obter o melhor preço de seguro;
    • Realiza processos automáticos como averbação de carga eletrônica e demais documentações;
    • Gera relatórios detalhados que contribuem para a tomada de decisão dos gestores.

    E outra vantagem, que será o foco do próximo tópico: otimiza a gestão da frota de veículos!

    Vantagens do TMS na gestão de frota dos caminhões

    Como podemos perceber, existem vários aspectos positivos ao utilizar um Sistema de Gestão de Transporte para controlar um serviço de frete.

    Um deles é o controle sobre a frota, através de funcionalidades que melhoram a economia e aumentam o desempenho relacionados aos veículos e motoristas.

    Para que você visualize os impactos disso no dia a dia, listamos as principais contribuições que o TMS gera na gestão de frota. Veja a seguir.

    1. Possibilita o monitoramento e rastreamento da frota

    A funcionalidade de monitoramento permite que o gestor de frota monitore e rastreie as cargas em transporte no tempo real, sabendo o posicionamento de cada veículo durante o frete em trânsito.

    Dessa maneira, o profissional visualiza cada ocorrência registrada pelos motoristas via aplicativo e fica ciente dos romaneios concluídos, as entregas que sofreram devoluções, se há alguma operação atrasada e muito mais. 

    4. Estimula a boa conduta dos motoristas

    Como mencionamos, o software oferece a possibilidade de rastrear as entregas que seguiram para viagem. Atrelado a isso, temos outra vantagem do sistema TMS na gestão de frota, que é a precisão sobre o posicionamento geográfico dos motoristas.

    Isso ajuda a evitar desvios de rota e estimula o condutor a ter melhores práticas no seu trabalho, uma vez que ele fica ciente que está sendo monitorado desde o momento em que segue viagem até a confirmação de entrega da mercadoria feita por ele.

    5. Centraliza a emissão de documentos fiscais para embarque

    Com a plataforma TMS o gestor emite em segundos vários documentos fiscais obrigatórios, como o CTe e o MDFe, o que agiliza bastante a liberação do transporte e evita multas de fiscalizações.

    Isso é viável pelo preenchimento de dados sobre os motoristas, veículos e demais informações, que é automático e permite ao gestor não perder tempo incluindo as mesmas informações sempre que for necessário gerar um comprovante. Além disso, o preenchimento automático diminui os riscos de erros de digitação.

    6. Traz segurança para o transportador na viagem

    Com a função de integração à plataforma de averbação de carga automática, a seguradora consegue ter visibilidade de tudo o que vai ser conduzido de um ponto a outro.

    Isso certifica que o condutor, o veículo, o transportador e os bens do embarcador estejam acobertados através do seguro, caso ocorra algum incidente nas estradas. Dessa forma, há muito mais segurança na viagem.

    7. Otimiza o controle da manutenção de frotas

    Controlar a manutenção de frotas, inclusive de forma preventiva, diminui a quantidade de erros e prejuízos para todos os envolvidos no transporte. 

    Através de um gerenciamento eficiente, é possível ampliar a visão em relação a todas as operações que são feitas sobre os veículos e, como consequência, isso facilita o controle total da gestão de frotas da empresa.

    Outro ponto positivo de incluir o sistema TMS é que há mais segurança em relação aos dados que são gerados porque o armazenamento das informações é feito na nuvem.

    Agora que você já está ciente de todas as vantagens de obter o sistema TMS para a gestão de frota, suas operações podem ficar muito mais simples. Afinal, hoje em dia não dá para gerar receita e ampliar a sua operação sem o uso de uma tecnologia eficiente.

    É por esse motivo que o sistema TMS da Hivecloud é líder no mercado! Então, que tal começar a utilizá-lo? Temos certeza que vai proporcionar uma diferença enorme na sua empresa.