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Transportadora, prepare-se para as vendas de fim de ano!

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Transportadora, prepare-se para as vendas de fim de ano!
Hivecloud
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Atualizado em 19 de janeiro de 2024

O mercado aquece bastante com as vendas de fim de ano, pois as pessoas costumam comprar presentes, adquirir novos itens, entre outros. Dessa forma, é importantíssimo que sua transportadora se prepare para atender a demanda de fim de ano e, assim, faturar bastante nesse período tão movimentado. Se você deseja saber quais são as estratégias para ter sucesso nessa época, continue neste post para aprender sobre:

  • Como se preparar para as vendas de fim de ano?
  • Expectativas do mercado para o fim de ano
  • 5 dicas para conseguir novos clientes para sua transportadora
  • Otimize a gestão de fretes da sua transportadora

    Como se preparar para as vendas de fim de ano?

    Se preparar para as vendas de fim de ano é sinônimo de que sua transportadora consiga gerar mais receita. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a se preparar: 

    • Analise o que já foi feito anteriormente, dessa forma será possível melhorar seus processos e não cometer os mesmos erros de outros períodos;
    • Transforme seus desafios em oportunidades. Aproveite esses momentos de transformações, é assim que as empresas ganham destaque.
    • Defina seus objetivos! A partir do momento em que seus objetivos são definidos, você passa a ter menos consequências por ter se planejado. É por meio dos objetivos que você saberá se suas vendas estão dentro do que foi combinado e se sua transportadora está crescendo de maneira correta.
    • Estude os preços que serão praticados, esteja sempre atualizado. Se a inflação está mais alta, os seus produtos precisam se adaptar a isso também. Afinal, lucro é importante, certo? Porém, tudo deve ser feito em equilíbrio para não afastar o cliente.

    Saiba como ter uma operação logística eficiente na sua transportadora 

    Expectativas do mercado para o fim de ano

    De acordo com uma pesquisa feita pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revelou-se que a expectativa de crescimento nas vendas de fim de ano de 2022 será de 2,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado (2021).

    E claro que este avanço se tornou possível em razão das vacinações contra a Covid-19, que aqueceu o mercado de trabalho e estimulou o consumo. 

    Sendo assim, com mais pessoas circulando nas ruas, as vendas tendem a aumentar. Porém, mesmo com a expectativa de crescimento, as vendas ainda não atingiram o mesmo quantitativo de antes da pandemia.

    Porém, isso não é motivo para preocupações, se planeje o quanto antes e tenha sucesso. 

    5 dicas para conseguir novos clientes para sua transportadora

    Conseguir novos clientes pode aparentar ser um grande bicho de sete cabeças, porém, colocando em prática um bom planejamento, com estratégias assertivas para a sua transportadora, você verá que conseguir novos clientes é mais tranquilo. 

    Com isso, confira as principais estratégias para conseguir novos clientes neste período de vendas de fim de ano. 

    Organize sua capacidade operacional

    A capacidade operacional de uma empresa define a maneira como ela consegue atender às suas demandas. Sendo assim, se a procura é alta, o ideal é que a estrutura logística consiga suportar o volume de trabalho e mostrar eficácia. Por outro lado, a ineficácia pode comprometer completamente a satisfação dos clientes e acabar prejudicando a fidelidade/retenção.


    Por isso, neste período de vendas de fim de ano, é imprescindível organizar sua capacidade operacional para conseguir dar conta de toda a grande demanda que surge nesta época, para que surpresas não aconteçam. 

    Use tecnologia para organizar processos 

    Poupe tempo e passe a ter seus processos mais organizados com o uso da tecnologia em sua transportadora. Existem dezenas de softwares disponíveis que podem colaborar para que sua transportadora consiga organizar seus processos, como o Sistema TMS. 

    Evite irregularidades com a fisco

    A primeira dica para aumentar vendas de frete é ser autorizado a exercer a atividade de transporte. Isso envolve obrigatoriedades que vão desde o cadastro nos órgãos responsáveis, até o porte de documentos fiscais durante o transporte de mercadoria do seu cliente. São documentações como as mencionadas abaixo.

    • CNH — Carteira Nacional de Habilitação que, atualmente, possui a versão digital com o mesmo valor jurídico da impressa. Logo, é necessário estar portando qualquer uma das duas opções.
    • IPVA — O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago anualmente, assim como licenciamento do veículo, uma autorização que permite ao dono do automóvel trafegar livremente pelas ruas e estradas.
    • Inscrição da ANTT — Estar inscrito na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite ao órgão fiscalizar os transportadores rodoviários de carga, dentre outros objetivos. Por isso o cadastro no sistema torna-se obrigatório.
    • Certificado do RNTRC — O Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) proporciona mais controle ao Estado para fazer fiscalizações, formaliza os transportadores no exercício de suas atividades de transporte e garante mais segurança aos contratantes do serviço. Logo, toda empresa de transporte, cooperativa e transportador autônomo devem ter seu registro ativo.
    • DANFe — O Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe) é a versão resumida e que pode ser impressa da NFe, modelo que é exclusivamente digital. Através do DANFe que acompanha o transporte da carga, é possível verificar as informações da Nota Fiscal eletrônica.
    • DACTe — Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), o qual descreve os dados do serviço de frete prestado e cuja emissão é obrigatória para toda empresa ou cooperativa que faz um serviço de transporte remunerado de carga. Dessa forma, a conferência dos dados do CTe também é realizada por meio do DACTe, que pode ser apresentado de forma impressa ou digital.
    • DAMDFe — Outro documento que você deve estar atento é o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, que é a versão simplificada do MDFe. Ele deve ser emitido e apresentado de forma digital ou impressa para as operações de transporte de cargas em todo território brasileiro, tanto por transportadoras quanto pelas empresas que transportam carga própria. Ele reúne as principais informações contidas na NFe e no CTe.
    • CIOT — Por último, mas não menos importante, o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), que deve ser gerado atualmente pelo tomador de serviço nas contratações de transportadores autônomos para realizar o serviço de frete. Esse código, que é uma série de números, deve estar presente no MDFe, o qual também é gerado pelo contratante. Vale lembrar que em breve, o CIOT também será obrigatório na contratação de empresas e cooperativas de transporte. 

    É importante ter atenção: a ausência ou irregularidade desses documentos e registros podem gerar multas que atingem não apenas a transportadora, mas também o cliente que contratou o serviço de transporte e o consumidor final, que pode ter prejuízos quanto ao recebimento da sua mercadoria.

    Retome contatos perdidos

    Por mais que pareça óbvio, mas não deixe de retomar contatos perdidos. Talvez o cliente nem se lembre de você ou da sua transportadora e pode estar precisando, nesse exato momento, de uma transportadora como a sua para realizar as entregas.

    Assim que identificar quais são os clientes perdidos, o próximo passo é compreender quais são suas necessidades, além de, claro, o motivo de terem ido embora. 

    Estude a oferta da concorrência

    Estudar a concorrência também é mais uma estratégia que te ajudará a vender mais frete, já que ao analisar como seus concorrentes estão atuando, é factível entender de forma mais prática o mercado onde você quer vender seu frete. 

    Ao fazer essa análise, você encontrará informações que vão indicar o que seus concorrentes estão usando como estratégia no mercado, como é a comunicação com o público-alvo, como é a divulgação dos produtos, entre outras coisas. Essas informações são encontradas facilmente no site e redes sociais da empresa concorrente.

    Dessa forma, fazer essa análise ajudará você a entender melhor o mercado, encontrar pontos fracos dos concorrentes para servir de oportunidade para sua transportadora e ainda ajuda você a ter ideias para suas estratégias de negócio para as vendas de fim de ano. 

    Otimize a gestão de fretes da sua transportadora! 

    Agora você já sabe quais são os principais passos para se preparar para as vendas de fim de ano! Então chegou o momento de investir em tecnologia e softwares que possam ter uma gestão de fretes mais otimizada, e consequentemente, reduzir custos e poupar tempo. 

    O Sistema TMS proporciona uma gestão de transporte completa com emissão de CTe, MDFe, tabelas de frete, CIOT, averbação automática, EDI e muito mais.