
Antes de prosseguirmos com mais dicas para redução de custos, precisamos dar uma atenção especial às ferramentas de gerenciamento e à diferença que elas fazem para a economia das empresas. Tanto para as transportadoras quanto para as empresas embarcadoras, atualmente é possível contar com softwares que atendem perfeitamente às necessidades específicas do setor logístico.
A empresa que oferece o serviço de transporte pode ter todo o sistema financeiro controlado por um software de gestão financeira especializado em transportadoras, com funcionalidades que se integram facilmente às atividades operacionais.
Para otimizar ainda mais o registro de custos em uma transportadora, vale a pena também investir em um sistema que realiza o gerenciamento das operações de transporte, como é o caso de um TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte).
Já para as empresas embarcadoras que contratam uma transportadora, é possível contar com software para controle de frete. Nesse tipo de ferramenta, é possível controlar não apenas o monitoramento da sua mercadoria, mas também todos os custos, notas e faturas que envolvem a operação. Além disso, com a funcionalidade de auditoria de frete presente, a empresa consegue eliminar pagamentos indevidos e economizar até 9% ao mês com transporte terceirizado.
Bom, agora que você iniciou a redução de custos fazendo um bom mapeamento, identificando as fraquezas, oportunidades e os custos defasados, vale a pena realizar todo esse processo e em paralelo outras ações que ajudam a otimizar a sua economia.
Uma dessas ações é controlando a ociosidade da frota de caminhões, que pode acontecer não apenas em casos de manutenção do veículo.
Adotar um sistema de entrega dinâmico evita veículos e funcionários parados por muito tempo, assim como ter um software TMS para gestão de transporte que ajuda a ter uma visão mais ampla de todos os fretes para traçar as melhores rotas.
Por último, a utilização de KPIs (Indicador-chave de Desempenho), uma ferramenta fundamental para a redução de custos no transporte de cargas. Com os indicadores certos, é possível medir o desempenho de um serviço como o transporte terceirizado para aplicar estratégias de economia com o fornecedor.
Continue acessando o nosso blog para saber mais.